Prefeitura inaugura Ecoponto em São Miguel Paulista e anuncia mais 17 unidades na cidade

 

(Foto: divulgação AMLURB)

 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), inaugurou nesta sexta-feira (14) o quinto ecoponto na Subprefeitura de São Miguel Paulista e anunciou mais 17 novas unidades. A cidade, que já conta com 104 ecopontos, passará a ter 122. O evento contou com a presença do Subprefeito de São Miguel Paulista, Décio Matos e o Presidente da AMLURB, Edson Tomaz.

Os ecopontos são locais gratuitos de entrega de resíduos recicláveis, móveis, restos de poda e entulho (até 1m³). Dentre as áreas contempladas, o município terá a primeira unidade na região Jaçanã/Tremembé e mais dez unidades na zona leste da capital.

“A inauguração dessas novas unidades é um ganho para cidade de São Paulo e principalmente para a gestão pública de resíduos sólidos. Pode-se dizer que os ecopontos estão ligados a educação ambiental, porque a instalação de pontos de entrega voluntária nos bairros, incentiva o descarte correto por parte da população e consequentemente impacta na diminuição de pontos viciados”, diz Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da autarquia.

Os novos ecopontos contemplam as seguintes regiões das Subprefeituras: Mooca (1), Sapopemba (2), Vila Prudente (1), Aricanduva/Vila Formosa (1), Guaianazes (1), Itaquera (1), São Miguel Paulista (3), Itaim Paulista (2), Sé (1), Lapa (1), Casa Verde/Cachoeirinha (1), Santa Amaro (2) e Jaçanã/Tremembé (1).

(Foto: divulgação AMLURB)

Durante o evento, também foram apresentados os novos equipamentos elétricos do município: os caminhões elétricos, vassouras elétricas e o Ecocar. A zona leste da capital é a primeira região a receber caminhões compactadores 100% elétricos, que são movidos a energia limpa e deixam de emitir 1.680 toneladas por ano de gás carbônico. Já a região da zona sul do município, possui sete vassouras elétricas para agilizar a varrição das vias e um aspirador movido a energia elétrica, que ajudam a remover a sujeira por meio de sucção a vácuo, com capacidade de aspirar todo tipo de resíduo, como plásticos e papéis.

(Foto: divulgação AMLURB)

Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e de domingo e feriados, das 6h às 18h.

Diminuição de pontos viciados

Nos últimos anos a adesão dos munícipes aos ecopontos tem aumentado. Em 2019 foram recebidas 447.7 mil toneladas de resíduos nos ecopontos – cerca de 56% a mais que em 2016, quando recebeu 286.9 mil toneladas. A maior adesão dos moradores também tem refletido na diminuição de pontos viciados de descarte irregular do município.

O último estudo de pontos viciados realizado pela AMLURB, registrou 1.980 locais com descarte irregular de lixo – 50% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos. O presidente da Autarquia, Edson Tomaz de Lima Filho, comenta a que mais se atribui essa diminuição. “No início da gestão, implantamos o CTR – um sistema eletrônico que licencia os transportadores de entulho, caçambas e destinação final. Com isso, é possível monitorar cerca de 57 mil toneladas de entulho por dia – cerca de 4,7 mil caçambas”.

No último ano, a Prefeitura também tem apostado em projetos de educação ambiental em resíduos, como o apoio institucional do movimento Recicla Sampa para a população, o Revitaliza SP, atuando na revitalização de pontos viciados; e os programas para catadores informais. “A participação da população é fundamental nesse processo”, pontua o presidente da AMLURB.

Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).