Operação especial de limpeza contra o COVID-19 em São Paulo utiliza 17.6 mil litros de hipoclorito para higienizar postos de saúde

O “Dia D” de higienização aconteceu no sábado (9) e contou com 1.152 agentes de limpeza


Foto: Edson Lopes Jr - SECOM

 

 

No último sábado (09), São Paulo contou com uma operação especial de limpeza para combater o coronavírus na cidade. Mais de 800 endereços, no entorno de estabelecimentos e serviços públicos de saúde, receberam higienização e limpeza das vias. Ao todo, 1.152 agentes participaram da ação, que coletou 30.6 toneladas de resíduos e utilizou 17.6 mil litros de hipoclorito de sódio. A ação foi uma iniciativa do Prefeito Bruno Covas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde(SMS), Secretaria das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).



Foto: Edson Lopes Jr – SECOM

 

Para higienização das vias foram utilizados 761m³ de água de reúso, 8 mil litros de desinfetante bactericida, sabão e cloro. A ação cobriu as 32 subprefeituras do município, incluindo locais com grande circulação de pessoas como estações de trem e metrô, terminais de ônibus, prontos-socorros municipais, entre outros. As 99 equipes de limpeza que foram distribuídas por diversos pontos da capital, utilizaram cerca de 179 veículos de lavagem.

A operação de higienização e limpeza já ocorre diariamente na cidade, em cerca de 673 endereços. Em dois turnos, mais de 880 agentes realizam a higienização das vias em 170 endereços próximos a hospitais, 362 vias com grande circulação de pessoas e pontos de ônibus, 54 estações de metrô, 47 estações de trem e 40 terminais de ônibus.