Caminhões de coleta domiciliar irão reproduzir avisos sonoros com orientações para o descarte seguro do lixo

Medida busca reforçar os cuidados com os sacos de lixo para evitar que os coletores sejam contaminados; veículos também terão suporte para lavagem das mãos

 
Foto: Divulgação Amlurb

 

A partir desta terça-feira (7), parte dos caminhões de coleta domiciliar de resíduos começarão a reproduzir avisos sonoros com orientações para o descarte seguro do lixo pelas ruas da cidade. A medida educativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), busca reforçar os cuidados com os sacos de lixo para evitar que os coletores tenham contato com possíveis resíduos contaminados, além de conscientizar a população sobre a importância de higienizar as mãos em meio à pandemia do novo coronavírus. O recurso de som será instalado em 33 caminhões.

Em outra ação de proteção aos trabalhadores da coleta, 230 caminhões já estão recebendo galões de água e sabão para os coletores lavarem as mãos. Os galões serão instalados de maneira gradativa em toda a frota de coleta de resíduos da cidade de São Paulo: 454 caminhões. Os avisos sonoros serão divulgados até as 21h30, para não haver desobediência às regras do PSIU.

O áudio reproduzido nos veículos pede para que os munícipes reforcem os sacos de lixo antes de descartar para coleta. Os materiais deverão ser ensacados 2 (duas) vezes em sacos resistentes, descartáveis e com enchimento de até dois terços da sua capacidade. Outra recomendação que será transmitida é sobre a importância de respeitar o horário de coleta, que deve ser feita até duas horas antes do horário da coleta domiciliar diurna e após às 18h para o período noturno.

Também foram ampliados os protocolos de higiene nas garagens, alojamentos e veículos. A iniciativa faz parte de uma série de ações preventivas que buscam garantir a segurança dos agentes de limpeza estão contempladas no Plano de Contingência de Resíduos Sólidos da Amlurb.
 


Foto: Divulgação Amlurb

 

Vale ressaltar que os serviços de coleta domiciliar (comum e seletiva) continuam operando normalmente na cidade. A mudança no serviço está no manuseio dos materiais, que deverá ser realizada sem qualquer triagem manual, segundo o Plano de Contingência de Resíduos Sólidos.

 

Mensagens de carinho nos sacos de lixo


Foto: Divulgação Amlurb 

 

Uma demonstração de respeito e reconhecimento surpreendeu os coletores durante a última semana do mês de março. Moradores de diversas regiões da capital deixaram mensagens fixadas nos sacos de lixo incentivando o trabalho dos colaboradores em meio ao período de quarentena. Os coletores receberam manifestações de carinho e gratidão da população pelo serviço de limpeza, que é essencial para a saúde pública da cidade.