Prefeitura veicula campanha Recicla Sampa em todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Movimento de conscientização sobre a reciclagem dos materiais começa a ser transmitido pela CPTM e impactará 2,8 milhões de passageiros por dia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – Amlurb fechou uma parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para veicular o Recicla Sampa, movimento que visa ampliar a coleta seletiva na capital.

A campanha pretende impactar em média 2,8 milhões de passageiros por dia útil, que circulam pelas 94 estações, sobre a importância de separar o lixo em dois: comum e reciclável. Os conteúdos já estão disponíveis em todos os painéis digitais dos vagões da CPTM.

Por meio da conscientização e disponibilização de informações e serviços aos paulistanos, o Movimento Recicla Sampa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo dentro das residências. Somente algo como 7% do potencial de reciclagem presente nos resíduos domiciliares na cidade são reciclados. Além das consequências ambientais e do custo elevado de transporte e descarte de todo esse material, a baixa adesão ao serviço prejudica a geração de emprego e renda para famílias dos trabalhadores de reciclagem da cidade, já que toda a renda obtida com a venda dos materiais reciclados coletados vai diretamente para as cooperativas habilitadas.

Atualmente, o Movimento Recicla Sampa também está presente no sistema de balsas da Represa Billings, por onde circulam mensalmente cerca de 48 mil passageiros e já foi veiculado no Aeroporto de Congonhas, por onde transitam aproximadamente 80 mil pessoas por dia, além do sistema metroviário, linhas 4- Amarela, 5- Lilás e em mais 12 estações das linhas 1- Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, onde há um fluxo diário de quase três milhões de passageiros.

Até o momento, avaliando todas as ações realizadas nos meios de transportes, o Movimento Recicla Sampa apresentou o potencial de impactar quase 6 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 50% dos moradores de São Paulo e 27% dos cerca de 21,5 milhões de pessoas que fazem parte da população flutuante da região metropolitana.
Além de trazer a reflexão para o cotidiano das pessoas, as ações realizadas vão ao encontro das metas de resíduos dos serviços de transportes, previstas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos- PGIRS do Município.

Sobre o Recicla Sampa.

O Movimento Recicla Sampa foi criado para promover o aumento da quantidade de materiais recicláveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.

A plataforma, lançada em fevereiro deste ano, é resultado da parceria entre Loga e EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza.