Prefeitura realiza 1° Encontro de Práticas de Compostagem da Cidade de São Paulo

Evento acontece dia 25 de setembro e traz seis iniciativas para transformação de resíduos em composto orgânico

 

Na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), promoverá o 1° Encontro de Práticas de Compostagem do Município, a fim de ampliar essa iniciativa na sociedade. O encontro gratuito e com vagas limitadas, contará com a apresentação de seis coletivos com iniciativas em compostagem, além da presença do Presidente da autarquia, Edson Tomaz de Lima Filho, e o Subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos.

O Presidente da Amlurb falará sobre as práticas de compostagem desenvolvidas pela Prefeitura e o Engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Fernando Antônio Wolmer, apresentará as perspectivas para a compostagem na capital.

“Nosso intuito é potencializar iniciativas locais para inspirar pessoas e instituições a cada vez mais reciclar os resíduos orgânicos. No Município fazemos isso em grande escala, reaproveitando restos de frutas, verduras e legumes de feiras livres nos cinco pátios de compostagem. Com essa medida, a Prefeitura já desviou mais de 9 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários” diz Edson Tomaz, Presidente da Amlurb.

O evento receberá uma apresentação em estilo trade show de seis coletivos com iniciativas em compostagem. O Coletivo das Vilas apresentará o projeto de composteiras comunitárias nas praças da região da Vila Madalena e o Projeto Eco-Estudantil falará sobre o melhoramento do solo através da prática de compostagem.

Já o Condomínio Pátio Victor Malzoni mostrará o projeto que recolhe resíduos orgânicos e os transforma em adubo no estacionamento fechado do prédio. O condomínio Buriti apresentará sua iniciativa de compostagem em caixas d’ águas. Por fim, o Sabor da Fazenda vai exibir suas práticas dentro um viver particular; e o Instituo Favela da Paz vai falar sobre a prática de transformar os orgânicos em gás de cozinha, através do processo de biodigestão.

Após as exposições, o público presente será conduzido a uma visita ao Pátio de Compostagem da Lapa para ver na prática o processo de compostagem promovido pela Prefeitura.

Serviço

Data: 25 de setembro de 2019
Horário: 8h30 às 15h30
Local: Faculdade Rio Branco, campus lapa
Endereço: Av. José Maria de Faria, 111- Lapa
Link para inscrição: http://bit.ly/30Jat7i


Pátios de Compostagem da cidade

Graças ao processo de compostagem do material coletado em feiras livres da capital, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. O programa “Feiras e Jardins Sustentáveis” é uma iniciativa da Amlurb, em parceria com as Subprefeituras e as empresas de varrição Corpus (Pátios Ermelinoe São Matheus), Sustentare (Pátios da Sé e Mooca) e Ecoss Ambiental (Pátio da Lapa).


Todos os pátios têm capacidade de retirada anual de aproximadamente 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários, transformando-os em cerca de 420 toneladas/ano de composto de qualidade. De agosto de 2015 a abril de 2019, foram desviadas cerca de 9.300 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram em torno de 1.860 toneladas de adubo de qualidade.
Matarazzo e São Matheus), Sustentare (Pátios da Sé e Mooca) e Ecoss Ambiental (Pátio da Lapa).
Todos os pátios têm capacidade de retirada anual de aproximadamente 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários, transformando-os em cerca de 420 toneladas/ano de composto de qualidade. De agosto de 2015 a abril de 2019, foram desviadas cerca de 9.300 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram em torno de 1.860 toneladas de adubo de qualidade.