Presidente da Associação Internacional de Resíduos Sólidos visita Pátio de Compostagem em São Paulo

O encontro promovido pela Amlurb mostrou todas as etapas do processo de compostagem à equipe internacional

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Amlurb, recebeu na quarta-feira (21) a visita do presidente da ISWA, Antonis Mavropoulos, no Pátio de Compostagem da Sé. O Presidente está na cidade de São Paulo para participar da Virada Sustentável, que começa hoje e vai até domingo (25), e aproveitou para conhecer todas as etapas do processo de compostagem que são realizadas nos pátios do município.


O Presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho; o Gerente de Informação e Pesquisa, Túlio Rossetti; e a equipe da Sustentare, consórcio responsável pela limpeza urbana e o gerenciamento dos pátios do centro, mostraram como são feitas a separação dos resíduos, alimentação das leiras com os resíduos orgânicos, palha, poda de árvore e o resultado final: o saco de composto orgânico pronto para ser doado aos munícipes.

Durante a visita, o Presidente da ISWA destacou que o processo de compostagem não possui mau cheiro ou presença de bichos e insetos no espaço e o quanto isso é importante por ser realizado em meio a um centro urbano. Antonis Mavropoulos participará da Virada Sustentável na quinta-feira (22), com uma palestra em que propõe uma sociedade com reaproveitamento total do lixo no Unibes Cultural.


O processo de compostagem permite que toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) de feiras livres da capital, que seriam descartadas em aterros sanitários, possam ser transformadas em adubo de qualidade. Com essa medida, além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, há uma diminuição nas emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente e economia nos custos de operação – uma vez que evita o deslocamento de caminhões. De agosto de 2015 a abril de 2019, foram desviadas cerca de 9.300 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram em torno de 1.860 toneladas de adubo de qualidade.

 


Sobre a ISWA
A ISWA é uma associação internacional, não governamental e sem fins lucrativos que promove e desenvolve o setor de resíduos sólidos ao redor do mundo para uma sociedade sustentável. É a única associação mundial que atua exclusivamente nessa área.

Programa Feiras e Jardins Sustentáveis

Criado há três anos, o programa “Feiras e Jardins Sustentáveis” tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, pode ser desenvolvido composto de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. A iniciativa é resultado de uma parceria da Amlurb com as Subprefeituras e as empresas de varrição da capital. O projeto atende algumas metas do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo 2019- 2020.

Endereços dos Pátios
+ Lapa: Av. José Maria de Faria, n° 487 - Lapa de Baixo.
+ Sé: Av. do Estado, n° 3330 – Canindé.
+ Mooca: R. Cirino de Abreu, n° 456 – Guaiauna.
+ São Mateus: R. Forte de Araxá, n° 409 - Parque São Lourenço.
+ Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kyoshi Shimuta, próximo ao nº 111