Amlurb recebe Secretário de Qualidade Ambiental em ecoponto na zona norte de São Paulo

O objetivo do encontro foi conhecer o modelo de funcionamento da unidade que deve ser replicado em outros municípios

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Amlurb, recebeu nessa sexta-feira (16) a visita do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, no ecoponto de Santana, na zona norte de São Paulo. O objetivo do encontro foi conhecer o funcionamento da unidade, para que seu modelo seja utilizado como referência por outros municípios, a visita ainda contou com a presença do diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Monty Dahan, e o gerente de Informação e Pesquisa, Túlio Rossetti, ambos da Amlurb.

Ademir Brescansin da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica e Luiz Gonzaga, Presidente da ABETRE – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes também participaram do encontro. Durante a visita a autarquia apresentou novos planos para explorar o potencial dos ecopontos.

Atualmente os 102 ecopontos distribuídos pela cidade recebem até 1m³ de entulho, poda, volumosos e recicláveis. A ideia é expandir o recebimento de outros resíduos nas unidades, em parceria com as cadeias responsáveis pela logística reversa de pilhas e baterias, eletroeletrônicos, gesso, lâmpadas entre outros.

“O Secretário de Qualidade Ambiental se entusiasmou com a ideia e prometeu apoiar a Amlurb nas negociações com as empresas. Esse apoio é muito importante para o município porque a maioria dos acordos sobre o tema foi alinhada com o Governo Federal”, diz Túlio Rossetti.


Combate ao descarte irregular

Nos últimos anos, o município vem combatendo o descarte irregular nas ruas e, com isso, houve a diminuição de 35% dos pontos viciados. Em 2016, havia cerca de 4 mil pontos viciados, número reduzido para 2.509, de acordo com dados do primeiro quadrimestre de 2019.

A adesão dos munícipes aos ecopontos tem aumentado; até junho deste ano já foram recolhidos 221.2 mil toneladas de resíduos, 53% a mais do total recolhido no mesmo período de 2018. Esse número está inteiramente ligado à diminuição de pontos viciados de descarte irregular e ações de educação ambiental.