Cooperativa habilitada pela Prefeitura promove troca de recicláveis e óleo de cozinha por alimentos na Zona Leste de São Paulo

Além do trabalho de educação ambiental com a comunidade, a cooperativa possui um projeto social com ex-dependentes químicos

A cooperativa Rainha da Reciclagem, localizada no bairro Jardim Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo é uma das 25 cooperativas habilitadas na Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). Os cooperados incentivam as famílias de baixa renda a trazerem recicláveis e óleo de cozinha para a cooperativa em troca de frutas, verduras e legumes. Os alimentos fazem parte de um trabalho social em parceria com o Ceasa. Ao todo, 300 famílias estão cadastradas e a cooperativa recolhe em média 150 litros de óleo por semana.

Por mês, a cooperativa processa cerca de 50 toneladas de resíduos provenientes da Ecourbis, uma das concessionárias que atuam no recolhimento de lixo da cidade, e também de coletas realizadas pelo pessoal da entidade. A ideia de trocar alimentos e resíduos recicláveis por alimentos com os moradores da comunidade surgiu a partir da necessidade de aumentar a renda do projeto, além de incentivar na destinação e separação correta dos resíduos recicláveis. “O óleo de cozinha quando descartado incorretamente pode entupir os canos e acaba indo para os rios. Para evitar isso decidimos coletar esse óleo usado e transformar em sabão para uso interno na comunidade, e o restante vai para venda”, conta Elinéia Gomes, responsável pela cooperativa.


A cooperativa foi criada há dois anos para financiar o projeto de atendimento aos dependentes químicos, que mantém duas unidades no bairro – uma para mulheres e outra para homens. Os dependentes têm moradia e fazem cinco refeições diárias. Outra parcela dos atendidos também ajuda na cooperativa, mas como cooperados, onde possuem renda fixa e pagam INSS. O galpão da cooperativa fica no espaço onde moram os dependentes homens.

 

Coleta seletiva na Capital
Atualmente a Amlurb possui uma rede de 25 cooperativas habilitadas pela Prefeitura, que geram renda para cerca de 1.000 famílias de cooperados. Somente em 2018 a Prefeitura coletou aproximadamente 76.9 mil toneladas de recicláveis, uma média de 6.4 mil ton. de resíduos por mês.


O serviço de coleta seletiva domiciliar está presente nos 96 distritos da cidade de São Paulo, cobrindo cerca de 75% das vias. Esse trabalho é operado por duas concessionárias que realizam o recolhimento do resíduo e fazem a triagem do material: Loga e Ecourbis.
Assim que os materiais são recolhidos pelos coletores, os resíduos são encaminhados para as Cooperativas de Catadores e também para as Centrais Mecanizadas de Triagem. Assim que os materiais são recolhidos pelos coletores, os resíduos são encaminhados prioritariamente para as Cooperativas de Catadores e depois para as Centrais Mecanizadas de Triagem, que operam com cerca de 50% de capacidade ociosa.

 

Programa Reciclar para Capacitar
Esse ano, a Prefeitura de São Paulo por meio da Amlurb investiu no Reciclar para Capacitar, um programa de formação básica em materiais recicláveis para profissionalizar 2.120 catadores atuantes no município. Em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) foram oferecidos três cursos presenciais simultaneamente em onze Subprefeituras, alimentação e auxílio-curso. Esse programa faz parte do convênio com a Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) no valor de 271 mil reais.


Ainda no final de 2018, a Prefeitura realizou a segunda distribuição de recursos provenientes do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis. Durante o evento, os cooperados receberam doação social proporcional ao tempo de trabalho, podendo chegar até R$ 1.800 por pessoa (R$ 150 por 12 meses trabalhados).

 

Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

 

Informações Imprensa
Comunicação Amlurb
imprensaamlurb@prefeitura.sp.gov.br
(11) 3397-1802