Amlurb e Secretaria Municipal de Educação promovem projeto de educação ambiental em escolas municipais

A ação consiste na implementação da prática de compostagem em 300 unidades de ensino

 O Prefeito de São Paulo Bruno Covas anunciou que o novo índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP) irá considerar os resultados da Prova São Paulo, o nível socioeconômico e a gestão de cada unidade para indicar a proficiência dos estudantes.
Serão consideradas as disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências da natureza. Dentre essas novas práticas, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com a Secretária Municipal de Educação irá promover assistência e gestão do projeto de educação ambiental em 300 escolas da cidade.

O objetivo do projeto é promover a redução dos resíduos orgânicos enviados aos aterros sanitários associados à educação ambiental, permitindo a funcionários, professores e alunos o contato mais próximo com a prática de compostagem e seus benefícios. O projeto estima que sejam instaladas 300 composteiras nas unidades de ensino, atendendo o Plano Municipal de Gestão de Resíduos (PGIRS) e o Plano de Metas Municipal 2019/20.

O processo de compostagem será realizado por meio de duas técnicas diferentes, uma por temperatura, mesma tecnologia usada nos cinco Pátios de Compostagem da capital, e outra por meio de uso de minhocários, onde a minhoca transforma o resíduo em composto.

O Projeto de Compostagem nas Escolas também prevê a implantação de hortas pedagógicas nas escolas, conforme preconizado no PGIRS Municipal, promovendo assim a transformação do resíduo gerado e sua utilização como adubo nas escolas. Portanto, haverá supervisão dos técnicos responsáveis pelas visitas de acompanhamento podendo orientar as escolas na destinação ambientalmente adequada dos resíduos.


Pátios de Compostagem

O programa Feiras e Jardins Sustentáveis, criado há três anos, têm como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Amlurb
em parceria com as Subprefeituras e as empresas de varrição Corpus (Pátios Ermelino Matarazzo e São Matheus), Sustentare (Pátios da Sé e Mooca) e Ecoss Ambiental (Pátio da Lapa)


Endereços:

Lapa – Av. José Maria de Faria, nº 487 (Lapa de Baixo)

- Av. do Estado, próximo ao número 3.000

Mooca - Rua Cirino de Abreu, em frente ao nº 446

Ermelino Matarazzo - Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, próximo ao nº 111, próximo à Rua Batalha das Canoas

São Mateus - Rua Forte do Araxá, nº 169