A Prefeitura de São Paulo concluiu nesta quarta-feira (17) a nova licitação para os serviços de varrição nas ruas da capital. Os novos contratos vão provocar uma economia de cerca de R$ 19 milhões por mês aos cofres públicos apenas com os serviços de varrição nas ruas, avenidas e praças da cidade de São Paulo. Durante os três anos de vigência dos contratos, a economia global será de R$ 684 milhões, em relação ao contrato anterior. Já em relação ao preço referencial previsto no edital da licitação, houve uma economia de R$ 15,5 milhões, devido à concorrência de preço que foi disputada por 17 empresas e consórcios.
Atualmente são investidos R$ 84 milhões por mês em serviços de varrição, com a licitação o aporte será de R$ 65 milhões. Com o inicio das novas empresas e consórcios, automaticamente os contratos emergenciais de varrição serão encerrados. Além da economia de recursos públicos, cerca de 22% ao mês, os serviços serão melhores, já que a Prefeitura fez adequações e ajustes no edital a fim de propor melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana. Foi incluída, por exemplo, a destinação final dos resíduos, triagem e tratamento adequado dos resíduos. As empresas serão obrigadas, por exemplo, a enviar os materiais recicláveis às cooperativas e às centrais mecanizadas.
O resultado da licitação e as empresas vencedoras foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nesta quarta-feira. A cidade foi dividida em seis lotes, cujos vencedores são os seguintes: Corpus Saneamento e Obras Ltda. (Lote 1); Sustentare Saneamento S. A. (Lote 2); Consórcio Locat SP (Lote 3); Consórcio Limpa SP (Lote 4); Consórcio Ecoss Ambiental (Lote 5); Consórcio SCK (Lote 6).
Após a publicação no Diário Oficial, a diretoria de Gestão e Serviços da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela gestão dos serviços resíduos e limpeza na cidade de São Paulo, encaminhará ofício às empresas solicitando um plano de trabalho de acordo com as regras do edital.
Depois da aprovação do plano de trabalho realizado pela Amlurb, órgão da Secretaria Municipal das Subprefeituras, os contratos serão assinados e haverá um período de transição de 30 dias entre as antigas empresas responsáveis pelo serviço e as novas que vão assumir.
Com o início dos trabalhos dos consórcios vencedores da licitação, os contratos emergenciais de varrição serão automaticamente encerrados. Vale ressaltar que o atual edital proposto é resultado do acompanhamento da execução do contrato anterior pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), combinado com a implantação de novas tecnologias e modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos alinhados à Prefeitura de São Paulo.