Pátio de Compostagem da Sé está pronto

Local está preparado para receber cerca de 30 toneladas diárias de resíduos de feiras

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

Localizado na Avenida do Estado, ao lado do viaduto Diário Popular, nas imediações do Mercado Municipal, o Pátio de Compostagem da Sé (centro da cidade) deverá ser entregue na próxima quinta-feira (29/12).

O local foi vistoriado nesta sexta-feira (23/12) pelo secretário de Serviços, Simão Pedro. Ele esteve acompanhado de Rogério dos Santos Araújo, chefe de Gabinete da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Antonio Storel, coordenador de programas de resíduos orgânicos da Amlurb, Aldo Antunes Farias, especialista em Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, e engenheira Eugênia Gaspar Costa, gerente operacional da Inova, empresa responsável pelo gerenciamento do pátio, entre outros.

Instalada em uma área de 2.800 m², o pátio dispõe de 10 leiras, das quais 9 de 25m x 2 m, e dois reservatórios de chorume, o suficiente para receber até 30 toneladas diárias de restos de frutas, verduras e legumes gerados pelo Mercado Municipal e pelas feiras localizadas em um raio de 10 quilômetros da região.

Cercado por gradis e floreiras, o pátio conta também com um espaço reservado para a formação de uma horta, que será abastecida com o adubo por ele produzido “O projeto teve a preocupação de revitalizar a área, integrando-a à paisagem”, disse Storel.

“O meio ambiente é o grande beneficiado com a instalação do pátio, já que somente da região central 30 toneladas de resíduos das feiras deixarão de ir para os aterros. Sem contar que o chorume produzido será reciclado na própria compostagem, ou seja, ele faz parte do processo. O desafio é como comercializar o adubo orgânico. Uma boa saída para isso é a formação de parcerias com cooperativas”, enfatizou o secretário Simão Pedro.

Além da Sé, outros três pátios deverão ser entregues também na próxima semana. Eles estão localizados nos seguintes bairros: Ermelino Matarazzo (Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta com Rua Batalha da Canoa e Rua do Descanso), Mooca (Rua Cirino de Abreu) e São Mateus (Rua Forte Araxá). O custo das obras está estimado em R$ 2,75 milhões.

As novas instalações se juntam ao Pátio da Lapa, inaugurado há um ano e que serviu de referência para esse pioneiro sistema de compostagem, sem a geração de mau cheiro e com a otimização no aproveitamento de adubo, que pode ser utilizado no abastecimento de parques, praças e agricultura orgânica da cidade.