Prefeitura inaugura o 1º Galpão de Recuperação de Móveis e de Inservíveis de Madeira da cidade

Durante o evento, o local recebeu o nome de Dom Paulo Evaristo Arns por sugestão do secretário municipal de Serviços, Simão Pedro

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

Em uma iniciativa pioneira da Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Amlurb, foi inaugurado na sexta-feira, dia 16, o 1º Galpão de Recuperação de Móveis e de Inservíveis de Madeira da cidade, em Itaquera. Entre os presentes estavam o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, o presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, o vereador eleito Eduardo Suplicy, o presidente da Cooperleste, a cooperativa de catadores credenciada na Prefeitura que será responsável pelo galpão, Domingos Pereira de Araujo, além de representantes do Ministério do Trabalho, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e de outros órgãos apoiadores do projeto.

Com essa iniciativa, resíduos de madeira e volumosos serão destinados ao galpão para serem reciclados, seja na restauração de móveis, na manufatura de peças de madeira ou na produção de briquete, um carvão ecológico para o uso em indústrias e em fornos a lenha em geral. Além de gerar renda para os cooperados com a comercialização dos produtos, esses resíduos deixarão de ser destinados aos aterros sanitários. “A gente tem a boa vontade e atitude para tocar esse projeto”, garantiu o presidente da Cooperleste, Domingos Pereira de Araujo, durante o evento.

Além de ressaltar a melhoria ambiental que o funcionamento do galpão irá trazer, o presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, também falou da questão econômica. “Esse trabalho, além de tudo, gera emprego e gera renda, e vai contra o cenário atual do país”, disse no evento.

O secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, também destacou os outros projetos de sua pasta voltados às cooperativas de catadores e de como a coleta seletiva se beneficia com essa associação. “Vai ter muito apoio técnico para que as cooperativas aumentem sua produtividade”, garantiu antes de surpreender a todos com a sugestão para que o galpão recebesse o nome de Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo que morreu na quarta-feira, dia 14, aos 95 anos. A aprovação foi unânime, com todos os presentes levantando as mãos emocionados.

Outro fator surpresa da inauguração foi a chegada de Eduardo Suplicy. “Como vereador eleito, quero fazer audiências para saber como estão funcionando as cooperativas”, assegurou após elogiar a iniciativa e presentear a Cooperleste com dois livros, um da cooperativa dos vendedores ambulantes do Parque do Ibirapuera, em que contam suas experiências de organização, e outro de sua autoria, Renda de Cidadania: A Saída É Pela Porta. Ao final, puxou o coro e todos o acompanharam cantando Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré.