Coleta seletiva chega a todos os 96 distritos

Para aumentar a adesão dos moradores e, dessa forma, ampliar o volume de recicláveis, foi lançado site que unifica informações sobre os serviços de coleta

Foto: Jorge Yasuo/Ilume

Em visita à Central Mecanizada Carolina Maria de Jesus, na região de Santo Amaro, nesta quarta-feira (22/06), o prefeito Fernando Haddad anunciou que a coleta seletiva chegou a todos os 96 distritos da cidade, conforme a Meta 89 (Programa de Metas 2013-2016), que estabelecia a ampliação do serviço para 21 regiões que ainda não eram atendidas. Dos 96 distritos, 52 são contemplados de forma universal pela coleta porta a porta, ou seja, em todas as residências. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Serviços, Alberto Serra, e do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo.

Na oportunidade, o presidente da Amlurb apresentou dados que mostram que com o aumento da oferta de serviço (centrais mecanizadas, ampliação da frota, fortalecimento das cooperativas, melhoria de roteiros) o volume de coleta seletiva domiciliar saltou de 40.274,83 toneladas, em 2012, para 86.110.22, em 2015, um crescimento de 113,8%. Revelou também que o indíce de resíduos processados que era de 1,74%, em 2012, situa-se hoje na casa de 6,56%, porcentagem que acredita aumentar gradativamente com a entrada em operação do site spcidadelimpa.com.br, também por ele apresentado durante o evento.

“Nós chegamos a 6,56% de material reciclado, mas temos a capacidade de superar a meta de 10% ainda este ano, desde que haja a adesão da população. Nesse sentido, o site pode contribuir muito, pois permite às famílias saberem dias e horários em que passam os caminhões da coleta seletiva. Isso facilitará a separação do lixo seco (papel, metal, vidro, plástico) para a reciclagem. O ganho ambiental disso é extraordinário”, enfatizou o prefeito Fernando Haddad.

Ele salientou que à medida que a adesão por distrito aumentar, o número de caminhões a serem disponibilizados para atender ao serviço também crescerá na mesma proporção. “Sair de menos de 2% para 6,5% é um fato que deve ser creditado à contribuição da população, e que pode ser maior se ela entender a importância de ajudar”, disse, ao lembrar que 10% é uma meta ousada. Ele entende também que alguns setores empresariais, como os supermercados, por exemplo, deveriam divulgar em seus pontos de venda formas de como incentivar a população a destinar corretamente os resíduos sólidos. “Como a maioria das embalagens é reciclável, o incremento ao programa é muito grande”, destacou.

Para o secretário de Serviços, Alberto Serra, a participação dos catadores no processo de reciclagem funciona como um controle de qualidade, já que recolhem diariamente das ruas somente o que pode ser reaproveitado. “O resultado dessa interação são fardos e mais fardos de material que deixam de ir para os aterros ou até mesmo para córregos e riachos. Isso é cuidar do meio ambiente, isso é cuidar das pessoas”, disse, ao destacar a importância da responsabilidade social que as cooperativas promovem diariamente.

Ou como disse Telines Basílio Nascimento Júnior, o Carioca, presidente da CooperCaps, do distrito de Socorro: “ao serem inseridos no processo da coleta seletiva, os catadores passaram a contribuir com a diminuição do impacto social. Para eles, lixo é apenas aquilo que não agrega valor, e não o que pode servir de gerador de renda e de emprego”.

SP Cidade Limpa – Antes de o site “spcidadelimpa.com.br” entrar “no ar”, o munícipe pesquisava as informações dos serviços de coleta e limpeza urbana nas páginas de cada empresa responsável, uma tarefa complicada imaginando que nem sempre ele conhecia quem atendia o seu bairro.

Pelo novo sistema de busca, idealizado pelas as concessionárias Ecourbis, Inova, Loga e Soma, agora ele tem em um só endereço informações sobre coleta domiciliar, coleta seletiva, varrição de ruas, datas das operações Cata-Bagulho e endereços de ecopontos. Basta informar o nome do logradouro ou o CEP.

Distritos universalizados – Contam com o serviço de coleta seletiva em todas as ruas: Alto de Pinheiros, Barra Funda, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Campo Belo, Campo Grande, Campo Limpo, Capão Redondo, Carrão, Cidade Ademar, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Consolação, Cursino, Ermelino Matarazzo, Grajaú, Guaianases, Ipiranga, Itaim Bibi, Itaim Paulista, Jabaquara. Jaguara. Jaguaré, Jardim Helena, Jardim Paulista, Lajeado, Lapa, Liberdade, Mandaqui, Moema, Pedreira, Penha, Perdizes, Pinheiros, Ponte Rasa, República, Sacomã, Santa Cecília, Santana, Santo Amaro, São Lucas, Sapopemba, Saúde, Sé, Socorro, Tucuruvi, Vila Andrade, Vila Leopoldina, Vila Mariana e Vila Prudente.

Estiveram presentes também ao evento: Simão Pedro, ex-secretário de Serviços; Laércio Ribeiro de Oliveira, subprefeito de Santo Amaro; Nelson Domingues, presidente da EcoUrbis; Marcelo Gomes, diretor-presidente da Loga e Reginaldo Bezerra, diretor-presidente da Inova.