Amlurb intensifica divulgação de campanha sobre coleta seletiva no distrito de Raposo Tavares

Foto: Assessoria SES

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos (papel, plástico, vidro, metal), a Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), promoveu nesta quinta-feira (09/06) ampla divulgação junto aos moradores do Jardim Boa Vista, distrito de Raposo Tavares. A coleta seletiva na região, composta por cerca de 35 bairros, foi iniciada há cerca de três meses.

A ação desta quinta-feira, que contou com as presenças do secretário de Serviços, Alberto Serra, e do presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, se deu por meio de panfletos entregues pessoalmente aos moradores, porta a porta. “Foi explicado que a coleta seletiva, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, exerce papel importante para a saúde, ao ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e da zika vírus. Sem contar com o lado social, já que emprega diversos cooperativados”, explicou Pablo Rodrigues de Oliveira, coordenador da Amlurb.

A coleta seletiva no distrito é feita pela Cooperativa Vira Lata, organização não-governamental que tem por lema a conquista de um mundo sustentável. Ao todo, abriga cerca de 1,1 mil cooperativados, dos quais 50 estão alocados em Raposo Tavares.

Para Wilson Santos Pereira, fundador e coordenador do Vira Lata, a campanha de hoje é um exercício que deve ser repetido continuamente. “A ideia é levar informações para as escolas, postos de saúde, igrejas, enfim, em lugares em que a comunidade se reúne. Ainda é cedo para falar sobre a quantidade de resíduos que serão coletados diariamente no distrito. Mas uma coisa é certa: a adesão dos moradores tem sido grande”, afirmou.

Desde 2013, o Programa de Coleta Seletiva vem sendo ampliado. Atualmente, 93 distritos já contam com o serviço. A expansão aos outros três restantes será feita a partir de 13 junho.