PREFEITURA DE SÃO PAULO

Amlurb promove programação para celebrar Mês do Meio Ambiente

Grafite, ações de conscientização, entre outras atividades, unem cultura e sustentabilidade

03/06/2016 15h18

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), preparou uma extensa programação de atividades que une cultura, cidadania e sustentabilidade. Nesta sexta (3/6), às 18h30, ocorre o evento na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira (Rua Faveira do Mato, 600), em São Miguel Paulista, onde a autarquia realizará uma série de ações de educação ambiental para professores, alunos, funcionários e pais de alunos, por intermédio da concessionária EcoUrbis.

No sábado, das 9h às 16h, no Jardim Elisa Maria, na Brasilândia (Rua Rômulo Naldi, 117), o pessoal do projeto Nossa Vila Limpa promove a pintura da escadaria da Travessa Cícero Dias e a cerimônia de formação de pedreiros. Executado em parceria entre a Amlurb, moradores e as empresas Loga e Inova, para promover o combate ao descarte irregular e a responsabilidade compartilhada com a comunidade pela manutenção da limpeza, o Nossa Vila Limpa orientou os pedreiros sobre a melhor maneira de lidar com os resíduos da construção civil.
O projeto vai muito além disso e, entre os resultados alcançados, já contabiliza a revitalização da Travessa e a contratação de mão de obra local por parte das empresas, para a coleta domiciliar e a varrição. Mais informações em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=213794.
No domingo (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h às 17h, o Grafite Contra o Lixo, desenvolvido pelo Coletivo Cultural Cenário Urbano e apoiado pelo consórcio Soma, reúne 300 grafiteiros em um muro de cerca de um quilômetro, em Ermelino Matarazzo (Rua Císper, a partir do número 14), para a maior ação de grafitagem do ano. A iniciativa já foi testada nos bairros do Itaim, Itaquera, São Mateus (Zona leste) e Boqueirão (Zona Sul), todos com ótimos resultados no combate aos pontos viciados.
Além da grafitagem, o projeto enche as ruas com sarau de poesia, contadores de histórias, apresentações musicais, brinquedos para crianças, basquete street, skate, pintura de rosto, corte, alisamento e tranças de cabelos.

 

Eletroeletrônicos
O descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), realizará nos dias 5 e 11, no Centro Cultural Tendal da Lapa (Rua Constança, 72), eventos especiais voltados à conscientização sobre o tema, que incluem workshops, debates, palestras e outras atividades gratuitas abertas à comunidade e a parceiros. O projeto, resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, conta com a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de outubro de 2016, na Subprefeitura da Lapa.
A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Mais informações em: http://descarteon.jica.eco.br/

A programação completa está em: