Amlurb promove treinamento sobre sistema do CTR eletrônico

Sistema Coletas Online ajudará no combate ao descarte irregular no município

Até o próximo dia 25, no Campus Memorial da Uninove, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) promove treinamento sobre o sistema Coletas Online, para transportadores de resíduos da construção civil e responsáveis por aterros e áreas de destinação. Iniciada no último dia 13, a atividade é dividida em quatro turmas diárias, das 8h30 às 17h, e tem como objetivo fornecer as informações necessárias para que os participantes tornem-se habilitados a emitir o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) no formato eletrônico.
A ferramenta agilizará a troca de informações entre poder público e operadores autorizados, além de ajudar no combate ao descarte irregular, proporcionando maior rastreabilidade dos resíduos e garantindo mais eficiência na fiscalização já realizada pela Prefeitura. O transportador receberá um e-mail com um link para que realize seu cadastro no sistema, onde registrará todos os dados referentes aos serviços que irá executar, do momento em que é contratado pelo cliente para transportar a caçamba até o descarte.

Quando o transportador se cadastra no sistema, deve informar o e-mail do cliente (gerador), que também receberá um link de acesso e poderá verificar se os resíduos que produziu tiveram a destinação adequada.

Sobre o CTR

Criado em 2002, pelo Decreto 42.217, o documento já é exigido dos operadores que exploram a coleta e o transporte de resíduos da construção civil, com a finalidade de comprovar a correta destinação deste material. O formato eletrônico está em fase de implementação, que está sendo realizada com diálogo constante entre a Prefeitura e a categoria. 

Uninove – Campus Memorial
Avenida Doutor Adolfo Pinto, 109
Barra Funda