Presidente da Amlurb visita primeira Unidade de Tratamento de Resíduos de Saúde

Nesta quarta-feira (13/4), Ricardo Brandão Figueiredo também esteve nas obras de ampliação do aterro em São Mateus

 Acompanhado por técnicos da autarquia, o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo, visitou nesta quarta-feira (13/4) as instalações da Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (UTRSS), inaugurada em dezembro último pela Prefeitura, em Itaquera. A visita foi acompanhada pelo presidente da EcoUrbis, Nelson Domingues, e técnicos da empresa — concessionária dos serviços de coleta, transporte e destinação dos resíduos domiciliares, da área de saúde e recicláveis das regiões Sul e Leste.

Construído em área de 2.800 metros quadrados e orçado em, aproximadamente, R$ 40 milhões, o equipamento público processa 50 toneladas diárias de resíduos. O investimento foi feito pela empresa, sem custos adicionais para a Prefeitura, e representa economia no tratamento desse tipo de material.

Antes da inauguração da Unidade, o trabalho era executado em Mauá, por cerca de R$ 1,40 o quilo, valor que caiu pela metade. “A visita mostrou o acerto da gestão, pois a unidade está funcionando adequadamente, após quatro meses de inauguração. Todos os parâmetros de qualidade estão sendo plenamente atendidos”, destacou Brandão.

Obras no CTL

O presidente da Amlurb também esteve em São Mateus e conheceu as obras de ampliação da Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL), iniciadas em 2014 e com término previsto para dezembro de 2016. A área ocupa 1 milhão de metros quadrados, sendo 400 mil metros quadrados (34%) utilizados para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos. O restante é dedicado à faixa de proteção ambiental, revegetação de áreas internas remanescentes, estação de queima centralizada de biogás, balanças e demais unidades de apoio operacional.
A Central recebe 7 mil toneladas por dia de resíduos domiciliares coletados pela EcoUrbis. Na conformação anterior, o aterro estava próximo ao fim de sua vida útil, que após as intervenções, será ampliada em 12 anos. Nesse período, poderá armazenar um total de 26,8 milhões de toneladas de resíduos.

O empreendimento inclui ainda outras intervenções, como a readequação (desvio) de uma parte da Estrada do Sapopemba, a junção com o Aterro São João, implantação de viaduto e projetos de compensação ambiental.

 

Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL)