PREFEITURA DE SÃO PAULO

‘Nossa Vila Limpa’ une poder público, empresas e comunidade para transformar Jardim Elisa Maria

Secretário de Serviços, Simão Pedro, participou nesta segunda-feira (14/3) da inauguração da sede do projeto, acompanhado pelo presidente da Amlurb, Ricardo Brandão

15/03/2016 17h48

Foto: Assessoria Imprensa / Amlurb

A conscientização e a união de esforços entre o poder público e os moradores do Jardim Elisa Maria, na Brasilândia, serão as principais ferramentas para a transformação proposta pelo projeto Nossa Vila Limpa, que inaugurou sua sede nesta segunda-feira (14/3). A iniciativa, que beneficiará dez mil famílias, é uma realização da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e das empresas Inova e Loga — responsáveis, respectivamente, pela limpeza urbana e a coleta domiciliar naquela região.

Entre as autoridades, o ato contou com a participação do secretário de Serviços, Simão Pedro, do presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, e do subprefeito de Freguesia/ Brasilândia, Alexandre Moratore. O evento teve ainda as presenças do coordenador do projeto, Ionilton Aragão, do presidente da Inova, Reginaldo Bezerra, do diretor de operações da Loga, Edson José Steck, além de líderes comunitários. Durante a atividade, foram distribuídos kits compostos por sacos de lixo e materiais de divulgação.

O Nossa Vila Limpa pretende estabelecer com a comunidade a responsabilidade compartilhada pelo combate ao descarte irregular e a manutenção da limpeza na área, a partir de uma série de iniciativas positivas que já começam a mudar a cara do bairro. Exemplo dessa mudança é a revitalização da Passagem Cícero Dias, travessa da Rua Rômulo Naldi (onde está localizada a sede), que ganhou novas cores e flores pelas mãos talentosas de artistas e grafiteiros locais.

Em maio, serão promovidos seminários com pedreiros, para orientá-los sobre como lidar com os resíduos da construção civil. Até o fim deste ano, irão ocorrer diversas atividades para conscientizar a população sobre o descarte correto.

“A gente só leva uma proposta para uma comunidade quando sabe que ela vai vingar e aqui a coisa está rolando mesmo”, afirmou Aragão. Além do Nossa Vila Limpa, o coordenador é conhecido pelo Varre Vila, programa que se tornou referência pelas experiências bem-sucedidas na Zona Leste.

Aragão adianta que o projeto combaterá pontos viciados como o que está localizado na Rua Clara Nunes, com a retirada das caçambas onde atualmente misturam-se resíduos da coleta domiciliar e os produzidos por grandes geradores.

Mão de obra local e bigtainers

Outro resultado da parceria entre as empresas e o Nossa Vila Limpa foi a contratação de 11 coletores e varredores que residem no Jardim Elisa Maria e receberam treinamento. “Conheço cada beco e viela daqui. Além de estar perto do meu trabalho, estou podendo ajudar o meu bairro”, destacou Damião Farias da Silva, que estava desempregado há oito meses, antes de ser contratado pela Inova.

A região vai ganhar ainda a instalação de dois bigtainers, cada um com 20 metros cúbicos e capacidade para armazenar dez toneladas de resíduos domiciliares, nas ruas Rômulo Naldi e Talha-Mar. “Esses equipamentos vão ajudar muito. Quero pedir a vocês que nos ajudem. Esse projeto foi construído com lideranças daqui, é uma conquista, estamos gerando empregos e tenho certeza de que vai dar certo”, frisou o secretário Simão Pedro.

Líder comunitária bastante respeitada pelos moradores, por conta de sua dedicação às causas sociais, Irmã Clara está empenhada em colaborar para que o Nossa Vila Limpa seja um sucesso. Aos 84 anos, demonstra vontade de sobra. “A educação só tem sentido se for transformadora. Ainda tenho muita garra e esperança.”

Fonte: Amlurb