Programa Nacional de Formação Tecnológica promove aula inaugural para catadores na Amlurb

Nesta segunda-feira (21/12), aconteceu a aula inaugural do Programa Nacional de Formação Tecnológica (PRONATEC) formada exclusivamente por trabalhadores catadores de materiais recicláveis na Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana). Uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), parte integrante da Secretaria de Serviços (SES), o curso foi criado em parceria com o Governo Federal, Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura (Fundatec), instituição responsável pela realização do curso, com o objetivo de contemplar cursos que sejam estruturados para contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos catadores cooperados ou autônomos.
As aulas acontecerão até o dia 30 de junho de 2016 e contam com duas turmas, sendo uma de Recicladores e outra de Operadores de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos, cada uma com 30 alunos. O curso de Recicladores propõem como atuar no beneficiamento de materiais reaproveitados como matéria-prima para novos produtos. Participar da seleção, tratamento e reciclagem de materiais diversos como vidro, plástico, papel, metal e outros, observando as normas de saúde, segurança e de preservação ambiental. Já o voltado para os Operadores de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos têm como intuito ensinar a monitorar e controlar sistemas de tratamento de resíduos sólidos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Segundo Luiz Henrique de Campos, coordenador de ensino, pesquisa e cultura do Fundatec “a formação desses agentes em técnicas que aprimorem a qualidade do trabalho deles, aliando ao estímulo à educação contínua, de forma participativa e reflexiva, busca fortalecê-los como importantes elementos do desenvolvimento econômico, social e ambiental”.
Já para a coordenadora de educação ambiental da Amlurb, Ana Soraya Nascimento, o lançamento do programa foi uma enorme conquista. “De fato encerramos este ano com a promessa de um 2016 melhor, pois findamos um ano com os processos de capacitação e formação homologados, iniciados e pactuados que apoiam e fortalecem as cooperativas e centrais de coleta seletiva da cidade de São Paulo”.

Fonte: Amlurb