Secretário participa do lançamento do livro “100 anos das Feiras Livres em São Paulo”

Evento também destacou importância do pátio piloto do programa de compostagem recém-lançado pela secretaria na Lapa

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

Nesta terça-feira (01/12), o secretário de Serviços, Simão Pedro, participou da cerimônia de lançamento do livro que celebra o centenário da existência formal das feiras livres na cidade, data comemorada em 2014. A obra, que chega às livrarias em janeiro de 2016, foi escrita pelo engenheiro agrônomo Antonio Hélio Junqueira e a economista Márcia da Silva Peetz. Realizado no Mercado Municipal da Cantareira, o evento também contou com as participações do chefe de gabinete da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Rogério dos Anjos, o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, e o diretor presidente da Inova, José Reginaldo Bezerra da Silva.
“Essa obra proporcionará mais conhecimento sobre a cidade de São Paulo a partir da história das feiras livres, pois elas se tornaram um acontecimento cultural. As feiras, acima de tudo, são locais de encontro, espaços para fazer amizade”, afirmou o secretário.
Simão destacou ainda as iniciativas que a gestão têm realizado para estimular a compostagem no município, entre elas o pátio piloto do programa Feiras e Jardins Sustentáveis na Subprefeitura Lapa, promovido em parceria com a Inova. Situado em área de três mil metros quadrados na Subprefeitura, o pátio recebe, desde setembro último, cerca de 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados em 26 feiras da região da Lapa. O projeto permite que esse material tenha novo e importante uso: em vez de ser descartado em aterros sanitários, é reaproveitado na compostagem, o que possibilita a produção de adubo de qualidade.
“Não tem sentido pegar esses resíduos e levá-los até o aterro, se podemos reciclar e devolver para a natureza e para os agricultores colocarem no ciclo de novo. Estaremos contribuindo com a economia circular”, disse o secretário.

 

História
Dividido em 10 capítulos, o livro traz em suas 320 páginas belas ilustrações desses ambientes cheios de cor, cheiros e sons, marcados pela diversidade cultural. Atualmente, são cerca de 900 feiras regularizadas no município, que proporcionam 40 mil postos de trabalho, diretos ou indiretos. “As feiras livres têm uma importância imensa na cultura, vida social, abastecimento e na memória sentimental e emotiva de todo mundo que já passou por lá. Fazer esse resgate era um dever, uma obrigação que a cidade tinha com estes agentes e nós assumimos essa tarefa. Por isso estamos muito felizes e honrados de termos sido responsáveis por esta tarefa”, frisou Junqueira.
Para o diretor presidente da Inova, José Reginaldo, a empresa, ao patrocinar a obra, “está dando uma contribuição muito importante em prol da cultura e da história de São Paulo.”