Prefeitura inaugura Central de Triagem e ecoponto em Paraisópolis

Secretário de Serviços, Simão Pedro, destacou compromisso da Administração Municipal com a ampliação da coleta seletiva e o combate ao descarte irregular

Nesta terça-feira (24/11), o secretário de Serviços, Simão Pedro, participou da inauguração oficial da Central de Triagem Paraisópolis e do ecoponto homônimo anexo à unidade. Durante o evento, que contou com a participação dos 40 catadores de materiais recicláveis da Coopermyre, cooperativa que atua no local, também estiveram presentes o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da autarquia, Tadeu Pais, e o subprefeito de Campo Limpo, Antonio Carlos Ganem.
A inauguração dos dois equipamentos públicos, situados em terreno de 4.698 metros quadrados, é resultado de uma parceria entre as secretarias de Habitação — responsável pela construção das obras, orçadas em R$ 4,7 milhões — e a de Serviços, que cuida da administração dessas unidades. “Essa inauguração faz parte de uma série de ações e compromissos que assumimos para ampliar a coleta seletiva na cidade de São Paulo, sempre promovendo a inclusão dos catadores nesse processo, e combatermos o descarte irregular, com a inauguração dos ecopontos. Estamos trabalhando muito pra isso”, destacou o secretário.
Atualmente, o município conta com 88 ecopontos em funcionamento (cinco somente na região da Subprefeitura Campo Limpo). A relação completa pode ser conferida aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626.
Ecopontos são locais onde o munícipe pode descartar, gratuitamente, pequenos volumes de resíduos (até um metro cúbico por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros). Entre os tipos de materiais que podem ser descartados estão resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.
Não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
“Temos cinco ecopontos aqui na área da Subprefeitura, mas queremos muito mais. Eles são muito importantes porque sabemos o volume de material jogados nas ruas e córregos”, lembrou o subprefeito de Campo Limpo, Antonio Carlos Ganem.


Catadores

A Central de Triagem ocupa galpão de 1.200 metros quadrados e processa cerca de seis toneladas diárias de resíduos recicláveis secos, que são triados pela Coopermyre. Após a triagem, os materiais são vendidos para empresas interessadas e a renda é revertida para o pagamento dos cooperados. Cada catador recebe, em média, um salário mínimo mensal.
“Estou super feliz de estarmos realizando isso, representa muito para mim. A comunidade de Paraisópolis nos recebeu de braços abertos”, afirmou o presidente da cooperativa, José Alberto Nascimento Chagas.


 

Fotos: Assessoria de Imprensa/SES