Coordenador-Geral de agência de cooperação visita a Amlurb

Objetivo do encontro foi o acompanhamento do projeto de logística reversa de resíduos eletrônicos desenvolvido pela autarquia e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) recebeu nesta terça-feira (26/5) a visita do coordenador-geral da ABC (Agência Brasileira de Cooperação) — órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores — Wófsi Yuri de Souza. O visitante foi recebido pelo presidente da autarquia, José Antonio Bacchim, e o chefe de gabinete, Rogério Guibu.

Realizado no gabinete da presidência, o encontro também foi acompanhado pela gerente de Informação e Pesquisa, Ivete Nobue Teixeira, e o diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Tadeu Pais. A Agência e a Amlurb são signatárias do acordo para a realização do “Projeto para Melhoria da Logística Reversa de Resíduos Elétricos e Eletrônicos”.

Firmado em 2014, o acordo também foi assinado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Como resultado dessa parceria, desde outubro de 2014, uma equipe de profissionais da JICA trabalha no projeto e integra um núcleo situado no Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Amlurb. Mais informações em http://ewaste-rl-brazil-pt.blogspot.com.br/

O coordenador-geral da ABC veio acompanhar o andamento dos trabalhos, que terão duração de três anos. Na etapa atual, está sendo realizado levantamento de diagnóstico detalhado, além da elaboração do projeto piloto de logística reversa de resíduos eletrônicos.

“A Agência Brasileira de Cooperação tem como mandato viabilizar ações de cooperação técnica internacional. Entendemos que o tema de tratamento de resíduos sólidos e soluções para a questão do meio ambiente são elementos de alta prioridade na agenda. A relação do Brasil com países desenvolvidos e a oportunidade de termos experiências de cooperação para a melhoria dos serviços públicos é uma das nossas metas. Por isso , estamos aqui dialogando com a Amlurb para oferecermos, sempre que necessário, nosso apoio”, afirmou o coordenador.

Para o consultor subchefe da Jica, Shigeyuki Shoji, a visita do Coordenador Geral da ABC demonstra interesse cada vez maior em relação a este projeto. "Pretendemos fortalecer cada vez mais a cooperação com as nossas contrapartes e com o Comitê Técnico para a execução do projeto-piloto, obter melhor compreensão da população da cidade de São Paulo e implementar esse projeto com sucesso."

Texto e Foto: Dojival Filho