Comunidade do Jabaquara ganha ecoponto

Realizada nesta terça-feira (17/3), inauguração teve apresentação de maracatu e presenças do prefeito Fernando Haddad, do secretário de Serviços Simão Pedro e do subprefeito Wander Geraldo


Foto: Elaine Casimiro/Amlurb

Nesta terça-feira (17/3) a comunidade recebeu mais uma ferramenta importante para o correto descarte de resíduos, com a inauguração oficial do Ecoponto Jabaquara. O evento contou com as presenças do prefeito Fernando Haddad, do secretário de Serviços, Simão Pedro, e do subprefeito do Jabaquara, Wander Geraldo da Silva.

O equipamento público ocupa área de, aproximadamente, 1.250 metros quadrados, entre as ruas Jupatis e Genaro de Carvalho, e já atendia a população desde o último dia 24. Trata-se do segundo desse tipo na região — a primeira unidade, inaugurada em 2012, foi o Ecoponto Imigrantes (entre as ruas Opixe e Frederico Hoeme).

No local, os moradores podem descartar, gratuitamente, resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmica e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; além de recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Os munícipes podem depositar até 1 metro cúbico por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. As unidades não recebem orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos.

Durante a solenidade de inauguração, com abertura do grupo de maracatu Ilê Aláfia, que atende crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social, o secretário Simão Pedro destacou a importância de mais um ecoponto numa capital que produz 20 mil toneladas de resíduos diariamente. “Peço a colaboração de todos na divulgação desse ecoponto, que se soma a outras estratégias que adotamos para deixar a cidade cada vez mais limpa.”

O subprefeito Wander Geraldo lembrou que a unidade também será fundamental para que a comunidade destine corretamente os resíduos provenientes da Operação Urbana Água Espraiada, que engloba uma série de obras de melhorias viárias, sociais e ambientais.

Para o prefeito Fernando Haddad, ecoponto é sinônimo de responsabilidade com o município e qualidade de vida. “Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Para combater a dengue, por exemplo, temos que acondicionar o lixo de maneira adequada. Essa história de jogar colchão, sofá, móveis, tudo, no meio da rua, não dá certo. Nós podemos ser parte da solução da cidade, não do problema, se fizermos o que precisa ser feito”, afirmou Haddad.

Unidades

Atualmente, o município conta com 79 ecopontos em operação. A meta da atual gestão é que, até 2016, a cidade tenha 140 ecopontos, aumentando a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos, o que irá facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.

Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A relação completa pode ser conferida em:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

No site, os endereços estão divididos de acordo com as empresas responsáveis pelos serviços de limpeza urbana no município e respectivas regiões de atuação: Inova (Norte e Oeste) e Soma (Sul e Leste).

Serviço:
Ecoponto Jabaquara
Endereço: Entre as ruas Genaro de Carvalho e Jupatis
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Texto: Dojival Filho/Amlurb