Prefeitura inaugura ecoponto no Jabaquara

Unidade será inaugurada oficialmente no próximo dia 17, às 10h, com a presença do secretário de Serviços Simão Pedro e do subprefeito Wander Geraldo


Foto e texto: Dojival Filho/Amlurb

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e da Subprefeitura do Jabaquara, inaugura no próximo dia 17, às 10h, o Ecoponto Jabaquara. Trata-se do segundo equipamento público desse tipo na região — a primeira unidade, inaugurada em 2012, foi o Ecoponto Imigrantes (entre as ruas Opixe e Frederico Hoeme).

O evento contará com a presença do secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, e do subprefeito Wander Geraldo da Silva. A unidade ocupa área de, aproximadamente, 1.250 metros quadrados, entre as ruas Jupatis e Genaro de Carvalho, e já atende a população desde o último dia 24.

Atualmente, o município conta com 79 ecopontos em operação. A meta da atual gestão é que, até 2016, a cidade tenha 143 ecopontos, aumentando a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos, o que irá facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos onde o munícipe pode depositar gratuitamente até 1 metro cúbico por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho.

O morador pode descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmica e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; além de recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

As unidades não recebem orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A relação completa pode ser conferida em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

No site, os endereços estão divididos de acordo com as empresas responsáveis pelos serviços de limpeza urbana no município e respectivas regiões de atuação: Inova (Norte e Oeste) e Soma (Sul e Leste).

Serviço:

Ecoponto Jabaquara
Endereço: Entre as ruas Genaro de Carvalho e Jupatis
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.