Secretário vistoria início da Operação Brás Limpo

Mutirões de limpeza e fiscalização prosseguem até o próximo dia 17 e incluem remoção de entulho, capinação, pintura de guias, entre outros trabalhos

O secretário de Serviços, Simão Pedro, esteve na manhã desta segunda-feira (09/03) no Largo da Concórdia, para vistoriar o início da segunda etapa da Operação Brás Limpo, projeto que inclui uma série de atividades de limpeza e manutenção na região, além da conscientização da comunidade e a fiscalização, para o combate ao descarte irregular. A Operação prossegue até o próximo dia 17 e conta com remoção de entulho, capinação, pintura de guias, poda de árvores e limpeza de bocas de lobo, entre outros trabalhos realizados por 174 profissionais e 24 caminhões.

Durante a vistoria, Simão foi acompanhado pelo subprefeito da Mooca, Evando Reis, e por técnicos da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). "Estamos dando continuidade ao trabalho de manter a cidade limpa e conscientizar cada vez mais o cidadão, o comerciante e o trabalhador ambulante, sobre a importância do descarte correto dos resíduos”, afirmou o secretário.

Simão destacou ainda que, desde o início da gestão, em fevereiro de 2013, estão sendo tomadas medidas importantes no Brás, como a antecipação do horário da coleta domiciliar, que passou a ocorrer às 7h30 (anteriormente era realizada no período noturno). A mudança visou, principalmente, a prevenção de enchentes, evitando que os sacos de lixo ficassem expostos nas calçadas durante o dia, fossem rasgados e o conteúdo espalhado pelas ruas.

A medida também teve como objetivo coibir o descarte irregular por parte de grandes geradores — estabelecimentos e prédios comerciais que produzem mais de 200 litros de resíduos por dia e devem contratar coleta particular. Entretanto, há os que depositam seus resíduos junto com o lixo domiciliar comum. A rapidez trazida pelo novo sistema desfavoreceu essa conduta.

Texto: Dojival Filho/Amlurb


Foto: Assessoria de Imprensa/Loga