O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) realizou neste sábado (29/05), das 9h às 17h, operação de fiscalização a caçambas irregulares e clandestinas, na zona norte da cidade.
Os fiscais do Limpurb apreenderam 42 caçambas, sendo 18 clandestinas, nas regiões das subprefeituras de Casa Verde, Freguesia/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme.
Até o mês de maio de 2010, o Limpurb já apreendeu 592 caçambas irregulares. Em todo o ano de 2009 foram apreendidos 1.040 equipamentos.
A operação, realizada com 12 caminhões poliguindastes e apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), teve por objetivo a autuação e remoção de caçambas clandestinas e em situações irregulares, como as que não possuem cadastro atualizado em Limpurb, nome da empresa e telefones de informação, além de sinalização com faixas reflexivas e até mesmo equipamentos em locais inadequados, que atrapalham o fluxo viário e de pedestres.
É importante lembrar que, a coleta de resíduos de construção civil deve ser feita por empresas particulares, contratadas pelos geradores. Resíduos que não ultrapassem o volume de 1 m³ (um metro cúbico), podem ser levados para o despejo gratuito a um dos 32 Ecopontos em funcionamento, disponíveis na cidade. A lista com as empresas de caçambas cadastradas e os endereços dos Ecopontos pode ser obtida através do site do Limpurb (http://www.limpurb.sp.gov.br) ou pela Central de Atendimento da Prefeitura (156).