Amlurb garante melhoria de serviços de limpeza urbana com renovação de contratos

Aumento da coleta de resíduos da varrição e da Operação Cata-Bagulho, sem custos adicionais ao município, são alguns dos benefícios

Nos próximos dois anos, a Prefeitura de São Paulo irá aprimorar os serviços de limpeza urbana, com a renovação do contrato com as empresas Soma (regiões Sul e Leste ) e Inova (Norte, Centro e Oeste). Ambos os consórcios concordaram em oferecer acréscimo de serviços, entre eles o aumento da periodicidade da Operação Cata-Bagulho, da substituição de papeleiras, da coleta de resíduos provenientes da varrição e e dos serviços de capinação e roçada de canteiros centrais, sem qualquer custo extra para a municipalidade.

 

A Operação Cata-Bagulho, que recolhe materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, será realizada entre quatro e 24 vezes por ano, dependendo do local. Atualmente, são realizadas três operações anuais. De acordo com o contrato vigente desde 16 de dezembro de 2011, que já previa a possibilidade de renovação por 24 meses, as empresas tinham a obrigação de repor 20% do total de papeleiras instaladas anualmente. A partir do acordo feito com a Prefeitura, esse percentual subirá para 25%.

O aumento da frequência do serviço de coleta de resíduos da varrição, que proporcionará menor tempo de disposição dos resíduos ensacados nas vias públicas, também foi acordado entre as partes. “Considero a economia extremamente vantajosa para a Cidade”, declarou o secretário de Serviços, Simão Pedro.

A apresentação do Plano de Trabalho com o detalhamento das novas medidas deverá ocorrer no início da segunda quinzena de janeiro. Após a aprovação por parte da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela gestão dos contratos, os serviços devem ser implementados num prazo de até 90 dias.

Contratos

Além do aumento e aprimoramento dos serviços, os contratos das empresas continuarão com os mesmos valores, que, somados, representam R$ 76.315.795,60, mensais. Soma e Inova concordaram ainda em se submeterem ao índice de reajuste IPC-FIPE sobre os preços contratuais, conforme determinava o decreto municipal 53.841, de abril de 2013 e não mais por índice setorial que, neste caso, era sempre superior à inflação do período. "É preciso lembrar que no ano passado já havíamos obtido um desconto de 7,5% nos preços do contrato", declarou o presidente da Amlurb, Silvano Silvério.

Para a elaboração da licitação que foi suspensa, a Autarquia continuará promovendo análises das diversas contribuições e apontamentos colhidos durante o processo de consulta pública e audiência realizada no dia 29 de outubro. O novo edital deverá ser publicado no final de 2015.