Catadores realizam trabalho de educação ambiental para coleta seletiva na Capela do Socorro e Lapa

Durante visitas aos moradores, eles fornecem orientações e distribuem sacos apropriados para separação de resíduos recicláveis secos. Medida deve beneficiar cerca de 250 mil munícipes na etapa inicial

Nesta quarta-feira (10/12), os distritos da Subprefeitura Capela do Socorro e os da Lapa começaram a receber as equipes de educação ambiental e conscientização sobre a importância da coleta seletiva em São Paulo. Promovido pelo Fundo Paulistano da Coleta Seletiva e Logística Reversa, com o apoio da Secretaria de Serviços, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e empresas concessionárias, o projeto atenderá aproximadamente 250 mil munícipes nesta etapa-piloto, que irá se estender até a primeira quinzena de janeiro de 2015. Os organizadores estudam ampliar a iniciativa para toda a cidade.

Atualmente são 44 catadores (33 na Lapa e 11 na Capela do Socorro), que atuarão de segunda a sábado, por seis horas diárias, sempre com início no período matutino, orientando os moradores sobre o papel fundamental que desempenham na separação dos resíduos para a reciclagem, os tipos de materiais e os dias da coleta seletiva. Na Capela são três distritos: Cidade Dutra, Grajaú e Socorro, enquanto a Lapa conta com Barra Funda, Perdizes, Jaguara Jaguaré, Vila Leopoldina e Lapa.

Os participantes foram capacitados pelo Instituto Ecoar, parceiro do projeto. Além de fornecerem orientações, os agentes entregam aos munícipes durante as visitas sacos de 100 litros apropriados para a coleta seletiva, que também contém informações sobre os resíduos e foram confeccionados a partir de materiais reciclados nas duas centrais mecanizadas de triagem, na Ponte Pequena e Santo Amaro.

As modernas unidades, com potencial para processar 250 toneladas diárias de resíduos, foram inauguradas pela Prefeitura, respectivamente, em junho e julho deste ano. Mais informações sobre as centrais e separação de materiais em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=175555

Cada agente receberá R$ 70 por dia de trabalho, custeado pelo Fundo Paulistano de Reciclagem, composto pelos recursos provenientes da comercialização dos resíduos das duas centrais. O Fundo é administrado pelo Conselho Gestor, órgão formado por representantes de cooperativas conveniadas, não-conveniadas, organizações não-governamentais, instituições de ensino superior e membros do poder público.


Boa Receptividade

Uma das coordenadoras da equipe da Lapa e membro do Conselho Gestor como representante dos catadores, Maria Madalena Ferreira de Lima, da Cooperativa Nova Esperança — Água Branca, diz que a repercussão do projeto tem sido positiva. “Além de entregar os sacos, nós esclarecemos sobre a separação entre os materiais secos e os orgânicos, e cuidados que cada um deve ter, como, por exemplo, não descartar fitas adesivas e papéis sujos e vidros como espelhos e lâmpadas.”

Morador da Rua Tonelero, na Lapa, o barman Jean Moreira Serra aprovou a iniciativa. “Eles deram as orientações muito bem, explicaram direitinho. A reciclagem é muito importante, não só do ponto de vista ambiental, mas do ponto de vista econômico”, afirma.

Informações sobre os dias e horários da coleta podem ser conferidas nos sites da Loga (www.loga.com.br), EcoUrbis Ambiental (www.ecourbis.com.br) e Amlurb (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/coleta_de_lixo/index.php?p=4634).