PREFEITURA DE SÃO PAULO

Membros estrangeiros da ISWA elogiam Central Mecanizada de Triagem em Santo Amaro

Representantes de países que participaram do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos visitaram unidade nesta quinta-feira (11/9), último dia do evento

12/09/2014 17h56

Um grupo formado por 23 estrangeiros e representantes de diversos estados brasileiros que participaram do Congresso Mundial da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português) visitou na tarde desta quinta-feira (11/9) a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, em Santo Amaro.

A atividade fez parte da programação de encerramento do evento, promovido em hotel da Zona Sul de São Paulo desde o último dia 8. Construída em área de 4,8 mil metros quadrados pela concessionária Ecourbis, a Central Carolina Maria de Jesus tem capacidade para processar 250 toneladas de resíduos por dia e conta com modernos equipamentos adquiridos na Europa, como leitores óticos, que separam os materiais por tipo e cor, esteiras automatizadas e o Trommel, que faz a separação dos resíduos por dimensão.

Recebidos por uma equipe da concessionária, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento da unidade (Avenida Miguel Yunes, 345), inaugurada há cerca de dois meses, e puderam conferir de perto o maquinário (confira o fluxograma da Central em http://www.capital.sp.gov.br/static/2014/07/MU7nYDMNMMST3MLvYvtb0w.pdf).

Trata-se da segunda unidade deste tipo aberta neste ano (a primeira foi entregue à população em junho, na Ponte Pequena). Pioneira na América Latina, a iniciativa integra o programa SP Recicla, que reúne todos os projetos do governo municipal relacionados à coleta seletiva — mais informações em http://sprecicla.com.br/

Reconhecimento

O representante austríaco da ISWA, Rollner Kronberger, foi um dos que elogiaram a organização da unidade. “Achei essa Central muito organizada, com espaço bem distribuído e muito limpa também. É tão limpa que os catadores nem precisariam de máscaras”, afirmou.

Ainda segundo Kronberger, o projeto seria ainda mais eficiente se os munícipes contribuírem, fazendo a separação dos materiais recicláveis em suas casas. O nigeriano Abubakar Musajo, especialista em gestão de resíduos, também não poupou elogios. “Essa é a melhor e mais moderna Central de Triagem que já visitei. É realmente excelente, com tecnologia muito avançada.”

O grupo contou ainda com representantes da França, Holanda, Inglaterra, Uruguai e Austrália.