Membros estrangeiros da ISWA elogiam Central Mecanizada de Triagem em Santo Amaro

Representantes de países que participaram do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos visitaram unidade nesta quinta-feira (11/9), último dia do evento

Um grupo formado por 23 estrangeiros e representantes de diversos estados brasileiros que participaram do Congresso Mundial da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português) visitou na tarde desta quinta-feira (11/9) a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, em Santo Amaro.

A atividade fez parte da programação de encerramento do evento, promovido em hotel da Zona Sul de São Paulo desde o último dia 8. Construída em área de 4,8 mil metros quadrados pela concessionária Ecourbis, a Central Carolina Maria de Jesus tem capacidade para processar 250 toneladas de resíduos por dia e conta com modernos equipamentos adquiridos na Europa, como leitores óticos, que separam os materiais por tipo e cor, esteiras automatizadas e o Trommel, que faz a separação dos resíduos por dimensão.

Recebidos por uma equipe da concessionária, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento da unidade (Avenida Miguel Yunes, 345), inaugurada há cerca de dois meses, e puderam conferir de perto o maquinário (confira o fluxograma da Central em http://www.capital.sp.gov.br/static/2014/07/MU7nYDMNMMST3MLvYvtb0w.pdf).

Trata-se da segunda unidade deste tipo aberta neste ano (a primeira foi entregue à população em junho, na Ponte Pequena). Pioneira na América Latina, a iniciativa integra o programa SP Recicla, que reúne todos os projetos do governo municipal relacionados à coleta seletiva — mais informações em http://sprecicla.com.br/

Reconhecimento

O representante austríaco da ISWA, Rollner Kronberger, foi um dos que elogiaram a organização da unidade. “Achei essa Central muito organizada, com espaço bem distribuído e muito limpa também. É tão limpa que os catadores nem precisariam de máscaras”, afirmou.

Ainda segundo Kronberger, o projeto seria ainda mais eficiente se os munícipes contribuírem, fazendo a separação dos materiais recicláveis em suas casas. O nigeriano Abubakar Musajo, especialista em gestão de resíduos, também não poupou elogios. “Essa é a melhor e mais moderna Central de Triagem que já visitei. É realmente excelente, com tecnologia muito avançada.”

O grupo contou ainda com representantes da França, Holanda, Inglaterra, Uruguai e Austrália.