Secretário assina ‘Carta de São Paulo’ em evento da ISWA

Documento assinado por Simão Pedro nesta quarta-feira (10/9) em congresso mundial de resíduos reafirma compromisso da cidade com sustentabilidade

O secretário de Serviços, Simão Pedro, em nome do prefeito Fernando Haddad, assinou na tarde desta quarta-feira (10/9) a Carta de São Paulo, durante evento que integra a programação do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos da ISWA (International Solid Waste Management Association), promovido em hotel da zona sul da Capital. O documento representa uma declaração de compromisso dos municípios membros da entidade com as boas práticas na gestão de resíduos e enfatiza a necessidade de as autoridades compartilharem experiências e tecnologias, além de políticas apropriadas.

Cerca de 1.000 membros participam do Congresso, que termina nesta quinta-feira (11/9) e reúne representantes de 68 países. “A Carta é um grande instrumento para um planeta melhor e para garantir melhor qualidade de vida nas cidades”, destacou Simão.

O documento também foi assinado pelo presidente da ISWA, David Newman; o vice-prefeito da Antuérpia, na Bélgica, Philip Heylen, que será o anfitrião do próximo Congresso da entidade, em 2015; e o ministro do Meio Ambiente de Penang, na Malásia, Phee Boom Poh.

Desafios

Em um dos trechos da Carta, os signatários afirmam que “o rápido processo de urbanização, o consumo e produção insustentáveis, mudanças climáticas e degradação ambiental são os desafios mais críticos para a construção de cidades e sociedades sustentáveis. Por isso, é fundamental a adoção da gestão dos resíduos com políticas, tecnologias e infraestruturas adequadas.”

O documento também “expressa o apelo dos participantes aos representantes do setor privado (nacional e internacional), organizações internacionais da sociedade civil, instituições científicas de pesquisa para que colaborem com as municipalidades.”

O vice-prefeito da Antuérpia, Philip Heylen, frisou que “o desafio é gigante e será vencido apenas com a construção do diálogo entre todos os envolvidos”.

Mais informações sobre a programação no site da ISWA: www.iswa2014.org