Amlurb apresenta destaques do PGIRS e projetos da autarquia em congresso mundial

Em debate sobre gestão e planejamento de resíduos, presidente da autarquia, Silvano Silvério, destacou ampliação da coleta seletiva, centrais mecanizadas e reciclagem de orgânicos

A participação da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) foi um dos destaques da programação desta terça-feira (9/9) do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, promovido em hotel na Zona Sul de São Paulo pela ISWA (International Solid Waste Association), em parceria com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública). O tema do evento é: “(Re)Descobrindo um Novo Mundo – Soluções Sustentáveis para um Futuro Saudável”.

Durante o debate Planejamento na Gestão de Resíduos, coordenado pelo diretor do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, Surendra Shresthra, o presidente da Amlurb, Silvano Silvério, fez a apresentação dos principais pontos do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo (PGIRS) e de outros projetos coordenados pela autarquia.

Decretado pelo prefeito Fernando Haddad em abril último, o PGIRS contou com ampla participação da sociedade e incluiu etapas preparatórias que contemplaram todas as regiões da cidade, culminando na 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, ocorrida no fim de agosto e início de setembro de 2013. “Foi um processo muito rico de discussão e aprovação de propostas”, lembrou Silvério.

Entre os diversos tópicos do Plano citados pelo presidente da Amlurb estão a universalização, até 2016, da coleta seletiva nos 96 distritos do município (atualmente, 75 contam com coleta seletiva parcial ou total) e a inauguração de três ecoparques para a reciclagem de resíduos orgânicos nesse mesmo período.

Fundo Privado e Fórum da IPLA

Respondendo ao questionamento feito por representantes do governo argentino, Silvério explicou a recente criação e o funcionamento do Fundo Privado que impulsionará a ampliação da coleta seletiva. “A Prefeitura contrata, por dispensa de licitação permitida pela Política Nacional de Resíduos e a Lei de Saneamento, os catadores das duas centrais mecanizadas de triagem (Ponte Pequena e Santo Amaro). O Fundo é formado pelos resíduos comercializados dessas duas centrais e coordenado por um Conselho Gestor composto por representantes dos catadores, do poder público municipal, sociedade civil e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).”

Dentro da programação do Congresso, Silvano também apresentou as diretrizes do Plano de Gestão no Fórum da IPLA (Parceria Internacional para Expansão de Serviços de Gestão de Resíduos para Autoridades Locais). Trata-se de um programa mantido pela Comissão das Nações Unidas para Desenvolvimento Regional (UNCRD) e dedicado a discutir possíveis soluções para uma sociedade lixo zero.

Congresso

Principal evento técnico em âmbito global para discutir práticas, tendências, soluções e desafios do setor de gestão de resíduos sólidos, o Congresso Mundial de Resíduos prossegue até esta quinta-feira (11), reunindo cerca de 1.000 participantes de 68 países.

Mais informações no site: www.iswa2014.org