Secretaria de Serviços e Amlurb entregam ecoponto em Guaianases

Realizada em parceria com a subprefeitura, obra foi inaugurada com a presença do prefeito Fernando Haddad

Em evento prestigiado pela comunidade, o prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta quinta-feira (4/9) o Ecoponto Guaiaponto (Rua da Passagem Funda, 250). Viabilizada pela parceria entre a Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), e a Subprefeitura de Guaianases, a unidade é o segundo equipamento público desse tipo na região, que já contava com o Ecoponto Jardim São Paulo (Rua Utaro Kanai, 374).

Cerca de cem pessoas compareceram à inauguração do Guaiaponto. Além da presença do prefeito, o ato contou com o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, o presidente da Amlurb, Silvano Silvério, o subprefeito de Guaianases, Roberval Dias Torres, a subprefeita de Cidade Tiradentes, Adriana Neves da Silva Morales, entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

“A limpeza pública está melhorando e pode melhorar ainda mais, se a população colaborar trazendo os entulhos para o ecoponto. A cidade é uma extensão da nossa casa. Devemos cuidar dela e podemos evoluir com pequenas ações”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Serviços Simão Pedro elogiou a atuação da Subprefeitura, que construiu área de recreação ao lado do ecoponto, em terreno que anteriormente estava degradado. “Este não é apenas um espaço para que a população traga os resíduos. Nós queremos que faça parte do cotidiano das pessoas, que elas frequentem esse espaço de lazer”, frisou.

O presidente da Amlurb, Silvano Silvério, lembrou que a expansão progressiva da rede de ecopontos é uma das metas da atual gestão, responsável pela elaboração do novo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Paulo (PGIRS), decretado em abril último. “Até 2012, São Paulo tinha 56 ecopontos. Em um ano e oito meses de governo, na gestão Haddad, já foram colocados 21”.

Rede de Ecopontos

Atualmente, o município conta com 77 ecopontos em operação. A meta da atual gestão é que, até 2016, o município tenha 143 ecopontos, aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, o que irá facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos. O munícipe pode depositar gratuitamente até 1 m³ de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho. O morador pode descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. A relação de todos os ecopontos e respectivos endereços está em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

No site os endereços estão divididos por consórcios, Inova e Soma, empresas responsáveis pelos serviços de indivisíveis na cidade.