PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto de composteiras domésticas recebe mais de seis mil inscritos

Marca foi alcançada em apenas duas semanas após abertura de inscrições no site do Composta SP

01/07/2014 17h55

Em duas semanas, o site do projeto Composta SP, que visa a conscientização dos munícipes sobre a compostagem doméstica como forma de reciclagem de resíduos orgânicos, já contabilizou 6.563 inscrições. Os números foram registrados no fim da tarde desta terça-feira (1º/7).

Para participar, basta preencher, até o próximo dia 27, o Questionário de Cadastro disponível em www.compostasaopaulo.eco.br. Todos os que se inscreverem espontaneamente receberão e-mail informativo após essa data. As oficinas das entregas das composteiras serão realizadas em agosto (locais e datas ainda não estão definidos).
Iniciativa da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e das empresas concessionárias Loga e Ecourbis, o Composta SP foi idealizado e é executado pela empresa Morada da Floresta. Além das inscrições espontâneas, os organizadores também enviaram convites para escolas, Centros de Apoio e condomínios, que terão prazos diferentes informados nos próprios convites.

O projeto selecionará dois mil domicílios para que recebam composteiras domésticas e participem de oficinas de compostagem e plantio. "O número expressivo de inscrições num período tão curto mostra que estamos começando muito bem e que há realmente grande interesse da população nesse tema", destaca Antonio Oswaldo Storel Júnior, um dos coordenadores do Composta SP.

Um dos principais objetivos desta fase inicial do projeto é o levantamento de dados que serão utilizados para a elaboração de políticas públicas que estimulem a prática em toda a cidade. Para isso, serão realizadas três pesquisas: sobre os hábitos domiciliares, a utilização da composteira, e, ao final, uma terceira para verificar as mudanças de hábitos e soluções encontradas em cada domicílio. "Essas informações devem ser recolhidas até o fim de 2014", informa Storel.


COMPOSTEIRAS

Cada composteira doméstica tem capacidade para reciclar de um a dois quilos de resíduos orgânicos por dia e pode reduzir à metade o volume de resíduos gerados por cada família. Ao todo, serão compostadas, diariamente, entre duas e quatro toneladas de resíduos orgânicos domésticos, o que resultará na redução do volume destinado aos aterros sanitários, além da diminuição dos custos da coleta e dos impactos ambientais. Mais informações nos sites do Composta SP e do SP Recicla (http://sprecicla.com.br/).
O adubo orgânico produzido pelas composteiras pode ser utilizado tanto em pequenos plantios domésticos e urbanos, quanto em árvores da cidade.