Prefeitura lança site com dia e hora de coleta de lixo e varrição

O Portal da Prefeitura de São Paulo ganha mais uma ferramenta de transparência das ações desenvolvidas na área de limpeza pública. Já esta no ar o site (clique aqui para entrar) com informações de dias e horários dos serviços de coletas domiciliar e seletiva, e ainda a freqüência da varrição nas vias públicas. Na home da Prefeitura a página poderá ser acessada através do banner “Zeladoria da Cidade - Limpeza de Ruas”.

Antes, as informações sobre a coleta estavam disponíveis apenas nos sites das concessionárias, e a freqüência da varrição, no Portal da Prefeitura. Com o objetivo de facilitar a busca pela informação, foi criada a nova página de pesquisa unificando todos os serviços.

Inicialmente, a página estará em teste e será monitorada diariamente para aperfeiçoar as informações e corrigir as possíveis falhas. Os dados inconsistentes serão cobrados das empresas contratadas que foram responsáveis por abastecer o site com as informações.

Na página, as pessoas deverão colocar o nome ou CEP da rua e o resultado de cada serviço solicitado aparecerá logo abaixo. Para melhor visualização do local, aparecerá um mapa indicando o endereço informado. A população terá condições de saber quando o caminhão de coleta passa em sua rua para fazer a retirada do lixo domiciliar e do material reciclável, e também saber em quais dias da semana e freqüência a rua onde mora é varrida.

No site, haverá informações de como a pessoa pode solicitar os serviços de limpeza, denunciar irregularidades e fazer sugestões. Todos os telefones de atendimento ao cliente das concessionárias estão disponíveis, como também o número do Disque Limpeza (0800.7270211) para solicitar serviços de varrição e remoção de entulho em via pública. Sobre dúvidas, reclamações e sugestões, o munícipe deverá ligar para a Central de Atendimento 156.

Com esta ferramenta a população poderá acompanhar e fiscalizar os trabalhos executados pelas empresas terceirizadas e cobrar maior eficiência.

 

 

Limpeza pública

Mais de 11,5 mil pessoas estão envolvidas nos serviços de limpeza na cidade de São Paulo, que gera cerca de 17 mil toneladas de resíduos diariamente - sendo 10 mil toneladas de lixo domiciliar, 260 toneladas de resíduo de varrição e mais de 3.000 toneladas de entulho retirado das vias públicas.

Cinco empresas são contratadas para fazer a varrição das ruas, remoção de entulho e lavagem de calçadões, escadarias e monumentos. Cerca de 6.900 quilômetros de ruas são varridos diariamente. Duas concessionárias atendam a cidade para os serviços de coleta de lixo. Mais de 11 milhões de habitantes são beneficiados pelo serviço. São utilizados nas operações de coleta 492 veículos.