Plano Centro Limpo antecipa horário da coleta na Vila Buarque

Além de mutirão de limpeza, Amlurb intensifica fiscalização no bairro

A partir desta segunda-feira (5/8), a coleta domiciliar na Vila Buarque, anteriormente realizada no transcorrer da madrugada, ocorrerá das 19h às 21h30. A medida tem como objetivo evitar a violação dos sacos em que são depositados os resíduos e integra o Plano Centro Limpo, que visa a eliminação de pontos viciados e descartes irregulares na região central do município.

Trata-se de uma ação conjunta da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Subprefeitura Sé e as empresas que prestam serviço de varrição e coleta para a Prefeitura de São Paulo, com apoio da GCM e da Associação Viva o Centro. O projeto foi iniciado no último dia 2, com vistoria promovida pelo secretário Simão Pedro, o presidente da Amlurb, Silvano Silvério, o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, e o superintendente da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida.

A partir de hoje também será realizada na Vila Buarque a fiscalização, notificação e aplicação de multas para quem desrespeitar o horário, tipo e quantidade de resíduo descartado. As penalidades serão aplicadas de acordo com a lei 13.478/02, que prevê multas de R$ 596, 91 a R$ 14.325,75.

Até o próximo dia 8, das 8h às 15h, haverá mutirão em 41 vias do bairro, em que 106 funcionários executarão trabalhos de varrição, coleta de resíduos diversos, raspagem de postes para a retirada de impressos colados, pintura das guias, capinação, entre outros serviços.

Próximos bairros

O Plano também inclui os seguintes bairros da região: Santa Ifigênia e Nova Luz; Glicério; Bom Retiro; Bela Vista; e Liberdade, além do Calçadão do Centro.As datas e locais dessas etapas ainda serão definidos.

Entenda as etapas do Plano Centro Vivo (informações referentes à Vila Buarque)

1ª Levantamento e diagnóstico. Foi verificada a existência de 52 pontos de descarte irregular de entulho e 96 pontos com colocação de lixo fora do horário de coleta.

2ª Conscientização. Realizada entre os dias 29/07 e 01/08, com a distribuição de folhetos de orientação promovida pela equipe de Agentes Ambientais da INOVA.

3ª Mutirão de limpeza. Ocorrerá de 02/08 a 08/08, sendo realizados todos os serviços de limpeza pertinentes, como por exemplo, varrição das vias, coleta de resíduos diversos, raspagem de postes para a retirada de impressos colados, pintura das guias e capinação.

4ª Fiscalização - A partir desta segunda-feira (5/8)