Pontos de descarte irregular de lixo em São Paulo têm queda de 64%

Ações de fiscalização, educação ambiental, revitalização e aumento no número de Ecopontos contribuíram para eliminação desses locais

 
Foto: Divulgação AMLURB

A Prefeitura de São Paulo registrou uma queda de 64% no número de pontos viciados de lixo na capital, considerando que em 2016 haviam cerca de 4 mil pontos e atualmente existem 1.439, segundo último mapeamento realizado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB). Essa diminuição faz parte de um conjunto de iniciativas para combater o descarte irregular na cidade, como ações de fiscalização, educação ambiental, revitalização e aumento no número de Ecopontos.

A fim de coibir essa prática, em 2020 foram realizadas 1.005 apreensões de caçambas e caminhões irregulares de resíduos da construção civil, sendo 500 apreensões de caçambas irregulares e 505 caminhões. O número total de multas no último ano, foi de 3.169 – mais que o dobro de 2016, quando registrou 1.215 multas aplicadas.

Somente no último ano, a Prefeitura transformou 900 locais que viviam com acúmulo de lixo e retirou cerca de 2.8 mil toneladas de resíduos das ruas, através do Revitaliza SP, um projeto que elimina e revitaliza pontos viciados, por meio de limpeza, pintura e educação ambiental. As revitalizações ocorrem todos os sábados, nas 32 subprefeituras do município – após a transformação, os espaços continuam sendo monitorados pelos consórcios de varrição.
 


Foto: Divulgação AMLURB
 

Estima-se que o aumento na adesão dos munícipes aos Ecopontos também contribuiu para a diminuição dos pontos viciados. Comparando os últimos quatro anos, de 2016 a 2019, foi registrado um aumento de 56% de resíduos recebidos. Já no último ano de 2020, foram recebidas cerca de 455.4 mil toneladas de resíduos, 1,7% a mais que o ano anterior.
A fim de ampliar o descarte correto de materiais recicláveis, entulho e grandes objetos, a Prefeitura inaugurou 14 ecopontos, entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro deste ano – ao todo, a cidade agora conta com 118 unidades.

Descarte correto

Para descartar corretamente os resíduos, a população conta com diversos serviços públicos, que recebem os materiais. No caso do entulho, o munícipe pode descartar até 50kg na coleta domiciliar, até 1m³ em um dos 118 Ecopontos e para maiores quantidades, contratar uma caçamba cadastrada.

O resíduo domiciliar possui coleta porta a porta em 100% das vias do município, cobrindo os 96 distritos da cidade. Já para o descarte de volumosos, mensalmente a operação Cata-Bagulho passa nas vias recolhendo esses resíduos ou o munícipe pode levar até um Ecoponto, que também recebe resíduos gratuitamente, como recicláveis, entulho e móveis.