Prefeitura de São Paulo anuncia Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos

As medidas, que serão aplicadas conforme necessidade, foram mapeadas e divididas em preventivas, administrativas e operacionais


Divulgação/ Amlurb

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), apresenta um plano de contingência de gestão de resíduos sólidos para a cidade de São Paulo, em razão da pandemia do COVID-19. As ações foram elaboradas em parceria com os consórcios de varrição e coleta domiciliar, e segue as diretrizes da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de Portugal, com a colaboração da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELP).

O plano, que será aplicado conforme as mudanças do cenário da pandemia foi dividido em três etapas: preventivas, administrativas e operacionais. Essas medidas visam garantir a proteção da saúde pública, dos colaboradores e prevenir a disseminação do vírus. Para garantir a segurança dos agentes de limpeza urbana algumas ações preventivas já estão em andamento, como a ampliação dos protocolos de higiene nos alojamentos, garagens e veículos, além do reforço na comunicação com os funcionários, que estão sendo orientados diariamente sobre o tema.

A fim de evitar contato direto com os munícipes, também serão adotadas medidas operacionais nos ecopontos da cidade. Os funcionários das 104 unidades não irão mais manusear os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). As ações de educação ambiental porta a porta também foram suspensas.

Quanto ao descarte do resíduo domiciliar, uma das recomendações durante o período de quarentena é reforçar os sacos de lixo. Os materiais deverão ser ensacados 2 (duas) vezes em sacos resistentes, descartáveis e com enchimento de até dois terços da sua capacidade. A medida busca evitar o contato dos coletores com possíveis resíduos contaminados.

“A Amlurb criou um comitê de crise entre as lideranças da autarquia com os consórcios de limpeza para monitorar, acompanhar e tomar as principais decisões durante a pandemia. Nesse momento a saúde dos agentes de limpeza é o nosso ponto de atenção. Estamos reforçando os protocolos de higiene e segurança do trabalho para manter o serviço de limpeza urbana, considerado essencial para a cidade”, diz Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da autarquia.

Com isso, os serviços de limpeza urbana continuam funcionando normalmente, porém, caso seja decretado isolamento social generalizado (quarentena) e esse cenário comprometa parte das equipes de limpeza, serão priorizados serviços mínimos essenciais à população: coleta dos resíduos domiciliares comuns e resíduos hospitalares. Nesse cenário, haverá reforço na frota de veículos de saúde e a coleta dos resíduos domiciliares comuns, pode atrasar até três horas depois do horário programado, devido ao reajuste nos horários de entrada dos coletores. Sem previsão de suspensão.

Para evitar a exposição dos funcionários aos resíduos contaminados, a destinação dos resíduos recicláveis deverá ser realizada sem qualquer triagem manual, dispensando a atuação dos cooperados. Essa medida inclui a triagem dos resíduos recicláveis nas Centrais de Mecanizadas de Triagem (Ponte Pequena e Carolina Maria de Jesus).

Clique aqui para ler o plano na íntegra.