Amlurb e Secretaria de Desenvolvimento Econômico ampliam parceria em projetos de destinação de resíduos orgânicos

Frutas, verduras e legumes em boas condições serão doados para 300 entidades assistenciais e os alimentos que não estiverem aptos para consumo serão transformados em adubo de qualidade

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou ontem (18) o decreto que institui o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Durante o evento também foi anunciada a ampliação da parceria entre a SMDE e a Amlurb – Autoridade Municipal em Limpeza Urbana, que combinará o Programa de Combate ao Desperdício ao programa Feiras e Jardins Sustentáveis, ação da Amlurb presente em 170 feiras livres coletando resíduos orgânicos e destinando para pátios de compostagem, reduzindo o envio de lixo orgânico para aterros sanitários.

Além dos alimentos doados, a Prefeitura promove a coleta e descarte adequado de resíduos sólidos. A medida é vigente desde outubro de 2018, quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, juntamente com a Amlurb firmaram a parceria do programa Mercado Sustentável, a qual recolhe resíduos do Mercado Kinjo Yamato e direciona para o pátio de compostagem da Sé, administrado pela Amlurb, onde restos de alimentos são transformados em adubo de qualidade. Em média mais de uma tonelada de resíduos são recolhidas todos os dias no mercado Kinjo Yamato.

“Atualmente a cidade de São Paulo conta com cinco pátios de compostagem e a previsão é que até 2020 sejam inaugurados mais 17 unidades. Desde o início do programa foram desviadas mais de 9 mil toneladas de resíduos orgânicos dos aterros sanitários” comenta Edson Tomaz, Presidente da Amlurb.

 

Programa Feiras e Jardins Sustentáveis


O programa Feiras e Jardins Sustentáveis, criado há três anos, têm como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins, por gerar adubo, e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Amlurb em parceria com as Subprefeituras e empresas de varrição, Sustentare (Pátios da Sé e Mooca), Corpus (Pátios São Matheus e Ermelino Matarazzo) e Ecoss Ambiental (Pátio Lapa).

 

 Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos

O programa, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, coleta alimentos em feiras livres, mercados municipais, que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartados por não possuir valor comercial e doa para mais de 300 entidades assistenciais cadastradas junto ao Programa Banco de Alimentos da Prefeitura.

Atualmente, 39 beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho são responsáveis pela coleta, transporte e triagem dos alimentos doados por feirantes e permissionários. Além da bolsa-auxílio no valor de R$ 1.047,90 por 6 horas de trabalho de segunda a sexta-feira, os participantes recebem qualificação profissional para a manipulação de alimentos e normas da vigilância sanitária, ação que os capacita para atuar no setor alimentício, especialmente em restaurantes, mercados e feiras.