Prefeitura participa do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), vai apoiar o movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa. Entre os dias 04 e 21 de outubro, os arcos do Anhangabaú - Viaduto do Chá, o Monumento das Bandeiras e a Ponte Estaiada, considerados cartões postais da cidade de São Paulo, receberão a iluminação característica da causa, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Para tanto, o Ilume instalou lâmpadas de vapor metálico nesses pontos e está adaptando materiais a elas para produzir o efeito rosa. No caso da iluminação da Ponte Estaiada, feita por luminárias de LED, é possível atingir a cor desejada, já que a tecnologia do equipamento permite a reprodução de luz colorida. A ponte possui 142 projetores de LED de 50W.

O Ilume vem utilizando as iluminações de destaque em apoio a inúmeras campanhas de conscientização na cidade, como por exemplo, Dia Mundial de Combate a AIDS, Câncer de Mama e do Diabetes, Semana Internacional do Autismo, além da Campanha Mundial Contra Acidentes de Trânsito. Recentemente a Semana Mundial do Meio Ambiente foi homenageada, com a iluminação na cor verde nestes mesmos importantes pontos da cidade.

História

O movimento Outubro Rosa teve origem na última década do século XX, nos Estados Unidos. A cor escolhida remete a do laço rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que simboliza a luta contra o câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido, porque nos Estados Unidos ele sempre apresentava o maior número de ações contra a doença.

Desde então, todos os anos são realizadas passeatas, corridas e manifestações a favor da causa “rosa”. Em São Paulo, o primeiro monumento que participou foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que popularmente é conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em 2002.