Iluminação azul chama a atenção para a saúde masculina

Novembro Azul tem a pretensão de conscientizar homens acima de 50 anos sobre a importância dos exames preventivos do câncer da próstata e do diabetes

Foto: Assessoria de Impensa/SES

Para conscientizar a população masculina acima de 50 anos sobre a importância da realização de exames preventivos do câncer de próstata, cinco monumentos da cidade – Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras, Monumento às Bandeiras e Estátua do Borba Gato- serão iluminados pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) na cor azul durante o mês de novembro.

A iluminação está inserida no Movimento Novembro Azul, que tem a pretensão de se tornar referência na missão de orientar o universo masculino a cuidar melhor da saúde. O movimento chama a atenção também para os perigos, prevenções e diagnóstico para o diabetes, cujo “Dia Mundial do Diabetes” é

No cenário internacional, o Novembro Azul é conhecido como “Movember” (junção das palavras mustache e november, respectivamente bigode e novembro em inglês). O movimento começou na Austrália, em 2003, em virtude do “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, realizado em 17 de novembro. O característico bigode ficou vinculado à marca do projeto, pois os pioneiros australianos –e demais países que aderiram- incentivam que os homens deixem o bigode crescer durante o mês para alertar a todos da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2016 há uma estimativa de 61 mil novos casos no país.

É recomendável que os exames periódicos sejam feitos a partir dos 50 anos. No entanto, homens que se encaixam em fatores de risco da doença (casos de câncer de próstata na família, negros ou que possuem problemas de obesidade, alcoolismo e tabagismo) devem fazê-los a partir dos 45 anos.