“LED nos Bairros” chega a 60 mil unidades

Previsão é dobrar esse número até setembro, o que representa cerca de 20% do parque luminotécnico da cidade

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O programa “LED nos Bairros”, que está sendo implantado pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) em regiões periféricas que apresentam alta vulnerabilidade social, está próximo de atingir a marca de 60 mil luminárias instaladas. Desse total, 4.275 estão localizadas em Cidade Tiradentes (Zona Leste), escolhida para abrir a segunda fase do programa. No local, deverão ser colocadas 7.700 unidades.

Iniciada no final do ano passado na comunidade de Heliópolis, que recebeu 1.277 unidades com essa tecnologia, e depois replicada no Jardim Monte Azul, onde foram implantadas 536 luminárias, a primeira fase do programa deverá ser concluída até o final de junho.

Foram contemplados os distritos de Brasilândia (Zona Norte), Lajeado (Zona Leste), Raposo Tavares (Zona Oeste) e Sapopemba (Zona Leste). Em fase de conclusão estão Jardim Ângela (Zona Sul), Jardim Helena (Zona Leste) e Pedreira (Zona Sul). Ao todo, os investimentos somam cerca de R$ 210 milhões, beneficiando 1,5 milhão de habitantes.

Nos bairros que compõem a Brasilândia, a previsão era colocar 9.400 unidades em cerca de 700 logradouros. No final, foram 10.517 unidades. Em Lajeado, estavam previstas 6.800 luminárias para os 630 logradouros do distrito; a obra fechou em 7.470. Em Raposo Tavares, a obra chegou a 5.100 pontos em 446 logradouros, contra os 4.200 projetados inicialmente. Em Sapopemba, 932 logradouros receberam 11,3 mil unidades. Até mesmo em Jardim Ângela, que deverá ser entregue ainda nesta semana, foram executados 12.164 pontos contra 11 mil projetados.

Esse acréscimo, explica o secretário de Serviços, Alberto Serra, é considerado normal “uma vez que à medida que os trabalhos vão sendo executados, surgem ruas e vielas que não estavam na lista. Afinal, nosso objetivo é zerar a demanda de iluminação pública nesses locais”.

Até o final do mês também deverão ser entregues as obras de Jardim Helena e Pedreira, que já receberam aproximadamente 7 mil luminárias.

Segunda fase – Além de Cidade Tiradentes, outros dez distritos serão beneficiados com a tecnologia. São eles: Guaianases, Jabaquara (parcial), Iguatemi, Perus, São Rafael, Socorro, Itaim Paulista, Jaçanã, Grajaú (parcial) e Vila Curuçá. “Quando as duas fases estiverem concluídas, o que deverá acontecer até meados de setembro, a cidade de São Paulo terá incorporado cerca de 125 mil lâmpadas LED. Isso representa aproximadamente 20% de seu parque luminotécnico”, explica.

Ainda para Alberto Serra, não são somente os moradores desses locais que se beneficiarão com o aumento de qualidade de vida proporcionado pela nova iluminação, mas também o município que pagará menos energia elétrica, uma vez que as lâmpadas LED são até 50% mais econômicas que as atuais de vapor de sódio. “Essa economia poderá ser utilizada em projetos semelhantes em outras localidades”, finaliza.