Ruas do Hospital das Clínicas são iluminadas por LED

Foram instaladas 356 luminárias com essa tecnologia, garantindo, dessa maneira, mais conforto a pacientes e funcionários

Foto: Assessoria Ilume

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (07/06), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, fez a entrega da nova iluminação das ruas e praças que compõem o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). No local, foram instaladas pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) 356 luminárias com tecnologia LED, viabilizadas por um acordo entre o hospital e a Secretaria.

“Isso representa mais segurança para funcionários e pacientes, além de valorização patrimonial”, destacou Antônio José Rodrigues Pereira, superintendente do hospital, ao lembrar que a iluminação está presente em vias como a Avenida Dr. Enéas de Camargo Aguiar, Dr. Ovídio Pires de Campos e Rua Artur de Azevedo, que servem como principais artérias do complexo. E completou: “está provado que quando existe integração entre as administrações públicas, é possível fazer mais para a população”.

O secretário de Serviços, Alberto Serra, também destacou a parceria, que contribui para a redução dos custos de execução do projeto. “A prefeitura apoiou a iniciativa porque o objetivo da obra é o de atender a população. A iluminação antiga era precária. Além de trocá-la, acrescentamos novos pontos”, ressaltou. Cálculos apontam que a nova iluminação reduzirá a conta de energia elétrica em 56%.

Foto: Assessoria Ilume

Inaugurado em 1944, o HCFMUSP consolida-se como centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência. Instalado em uma área de 352 mil metros quadrados e com 600 mil metros quadrados de área construída, é composto por oito institutos e possui cerca de 2.200 leitos e 22 mil colaboradores. É o maior complexo hospitalar da América Latina. Por ano, atende 2,5 milhões de pacientes e realiza 50 mil cirurgias. Por ele, transitam mensalmente cerca de 45 mil pessoas.

Presentes também à cerimônia: Célia Cristina Bortoletto, secretária municipal de Saúde, em exercício; José Otávio Costa Auler Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP; Eloisa Bonfá, diretora do HCFMUSP; Harmi Takiya, subprefeita de Pi nheiros; Wagner Roberto Ribeiro Soares, chefe de gabinete da Subprefeitura de Pinheiros; Simão Pedro, ex-secretário municipal de Serviços, e membros do Conselho Deliberativo do hospital.