Iluminados de vermelho, monumentos chamam a atenção para a importância doação de sangue

Foto: Arquivo

Para chamar a atenção para a importância de doar sangue e também em comemoração ao Dia Mundial do Doador, que acontece em 14 de junho, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) iluminará de vermelho cinco monumentos da cidade – Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras, Monumento às Bandeiras e Estátua do Borga Gato – durante o mês de junho. A ação é uma iniciativa do Movimento “Eu dou sangue por São Paulo.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 2% da população brasileira são doadores. A recomendação é que esse percentual fique entre 5% e 6%.

Números da Fundação Pró-Sangue, instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a média mensal de doadores na capital paulista é de 12 mil. Em função do frio e das férias escolares, esse número cai 30% nos meses de junho e julho. Se for levado em conta que cada doador representa três bolsas de sangue, um total de 10.800 bolsas deixam de ser arrecadadas nesta época.

Para ser doador é preciso:

• Ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação realizada antes dos 60 anos
• Pesar mais de 50 kg
• Estar saudável
• Não possuir risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue
• Levar documento oficial com foto

Os doadores menores de 18 anos, acompanhados pelo responsável legal, devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação. Caso esteja desacompanhado, deve levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.