Beco do Batman será iluminado por LED



Foto: Assessoria/Ilume

O Beco do Batman, definição fácil para a Rua Gonçalo Afonso, uma viela que serve de acesso ao trânsito da Rua Luís Murat, no bairro boêmio da Vila Madalena, Zona Oeste da cidade, chama a atenção dos turistas por conta de suas paredes inteiramente grafitadas. Além de servir de cenário para fotos de publicidade, por ali passam diariamente dezenas de pessoas interessadas em artes urbanas. Porém, como o local não tem iluminação, essa movimentação somente pode ser feita durante o dia.

A partir de 20 de maio, essa realidade começa a mudar. Isso porque o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, está instalando no local 13 pontos de iluminação por LED, tecnologia que proporciona maior fluxo luminoso e se destaca por não distorcer as cores, o que certamente contribuirá não somente para o aumento do número de visitantes, mas também para a realização de diversos eventos no local. O investimento é estimado em R$ 65 mil.

A história do Beco do Batman começa na década de 1980, quando foi encontrado em suas paredes um desenho do homem-morcego. Até então, o local era pintado semanalmente, com a intenção de que não ficasse deteriorado e sem vida. A partir daí, tornou-se um ponto de turismo devido a dezenas de grafites pintados. Os desenhos são renovados constantemente e as paredes são conservadas pela comunidade.

LED na cidade – Além de apresentar vida útil longa – cerca de 12 anos - outra vantagem da tecnologia LED é a economia, já que consomem cerca de 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas de vapor de sódio, que são maioria no parque luminotécnico da cidade. Locais como a Avenida 23 de maio, Marginal do Tietê e Baixos do Elevado Costa e Silva (Minhocão) são alguns pontos em que a tecnologia foi implantada.

Porém, o programa de maior evidência da atual gestão é o LED nos Bairros, que tem como objetivo levar esse tipo de iluminação para bairros que apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Com cerca de 40 mil unidades já instaladas, esse programa é realidade nos distritos de Brasilândia (Zona Norte), Lajeado (Zona Leste) e Raposo Tavares (Zona Oeste) e se prepara para entregar até o final de maio as obras de Sapopemba. Até o final de junho, deverão ser contemplados os distritos do Jardim Ângela e Pedreira (Zona Sul) e Jardim Helena (Zona Oeste).