Raposo Tavares é outro distrito iluminado por LED

Região recebeu 5.100 luminárias com essa tecnologia, beneficiando cerca de 100 mil moradores

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Acompanhado pelo secretário de Serviços, Alberto Serra, e pela vice-prefeita, Nádia Campeão, o prefeito Fernando Haddad inaugurou na noite desta terça-feira (10/05) a nova iluminação do Distrito de Raposo Tavares, na Zona Oeste da cidade. A cerimônia aconteceu na Vila Nova Esperança, comunidade que reúne cerca de 350 famílias. Em todo o distrito, foram instaladas 5.100 unidades com essa tecnologia distribuídas em 446 logradouros, numa extensão de 168 quilômetros de vias, beneficiando cerca de 100 mil habitantes.

Inseridas no programa “LED nos Bairros” e coordenadas pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), as obras foram iniciadas no final de março e consumiram investimentos de R$ 18,6 milhões. “Para os moradores a conquista é o resultado de muita luta, o que contribuirá para a melhoria da vida de todos, já que o local praticamente não tinha luz”, disse Lea de Lourdes, coordenadora da Associação Vila Nova Esperança e moradora no local há dez anos.

Além de Raposo Tavares, o programa “LED nos Bairros”, que faz parte do projeto de remodelação do parque luminotécnico da cidade e está sendo implantado em regiões que apresentam alta vulnerabilidade social, já é realidade nos distritos de Brasilândia (Zona Norte) e Lajeado (Zona Leste) e se prepara para entregar ainda neste mês a nova iluminação em Sapopemba (Zona Leste).

De acordo com o cronograma, até o final de junho deverão ser finalizadas as obras no Jardim Ângela (Zona Sul), Jardim Helena (Zona Leste) e Pedreira (Zona Sul). “Quando essa fase estiver concluída, a cidade de São Paulo terá incorporado cerca de 60 mil novas lâmpadas em seu parque”, afirma Alberto Serra. “É mais conforto para os moradores e menos consumo de energia elétrica para o município”, completa, ao lembrar que na região de Raposo Tavares essa redução será de cerca de 50%. Estudos preliminares do Ilume mostram que o consumo mensal de 368.516 kWh cairão para 185.269 kWh.

Ainda de acordo com o Ilume, desde janeiro de 2013, quando o programa de remodelação foi colocado em ação, já foram remodeladas 340 mil luminárias (substituição de lâmpadas de baixo potencial luminotécnico por outras mais potentes, como vapor de sódio, vapor metálico e até mesmo LED), além da criação de outras 59 mil pontos.

Além de lideranças locais, estiveram presentes ao evento o ex-secretário de Serviços, Simão Pedro, e o subprefeito de Butantã, Ives Campos Lazarini.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SES