Aumento de queixas na Ouvidoria está relacionado ao aumento do parque luminotécnico da cidade

No primeiro trimestre deste ano, a Ouvidoria Geral do Município abriu 4.656 protocolos (atendimentos), dos quais 177 foram para registrar reclamações relacionadas a problemas de iluminação na cidade. No mesmo período de 2015, dos 3.867 protocolos, 110 se referiam a problemas com iluminação.

De acordo com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), o aumento desse tipo de demanda é justificado pela incorporação de 52 mil novos pontos ao parque luminotécnico da cidade nos últimos três anos e pelas frequentes chuvas nos primeiros meses de 2016, o que contribue para a elevação do número de falhas.
Além da Ouvidoria, o munícipe tem três canais para solicitar reparos na iluminação pública. São eles:

• Ligue Ilume - 0800-779-0156
Serviço disponível 24 horas por dia, todos os dias. Este é o canal adequado para as demandas frequentes relacionadas à iluminação pública (via sem luz, reparo de lâmpadas, reposição de fios etc)

• http://sac.prefeitura.sp.gov.br/

• Aplicativo Take Vista
Funciona como uma espécie de mídia social. Por seu intermédio, o munícipe pode registrar as irregularidades por meio de fotos ou vídeos e enviá-las para a hashtag (#) "IluminacaoPublica". Se preferir, poderá descrever os problemas encontrados ou, até mesmo, fazer comentários.

Um dos grandes trunfos do aplicativo é que os eventos (fotos, vídeos, áudios) ao serem registrados armazenam automaticamente as coordenadas geográficas de onde são gerados, não necessitando, portanto, mencionar a localidade do que se pretende informar.