Secretaria de Serviços presente no novo parque da cidade

Parque Chácara do Jockey será iluminado por 150 luminárias de LED. Entre as diversas atrações, espaço abrigará o 12º FabLab Livre SP

Foto: Assessoria Ilume

Antiga reivindicação da população da Zona Oeste, o Parque Municipal Chácara do Jockey está previsto para ser entregue em 30 de abril. Numa área de 143,5 mil metros quadrados, várias obras estão sendo edificadas para disponibilizar ao cidadão espaços para esporte, cultura e educação.

Numa primeira fase de inauguração, o espaço contará com equipamentos para ginástica para idosos, quadras poliesportivas, horta comunitária, playground, espaços de convivência, pista de caminhada e um Laboratório de Fabricação Digital, o décimo segundo FabLab Livre SP a ser entregue na cidade.

Gerenciado pela Secretaria de Serviços, por meio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital (CCCD), os FabLabs são locais que possuem equipamentos de última geração, como impressoras 3D (impressão de objetos), fresadoras (usada para corte ou desgaste de madeira, plástico isopor, etc), fresadora de precisão (capaz de produzir placas de circuitos eletrônicos), cortadora a laser (permite cortes com precisão milimétrica) e cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas). Vários cursos são oferecidos e qualquer munícipe pode participar.

Outra participação da Secretaria de Serviços está na implantação de um novo sistema de iluminação para o local. Por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), estão sendo colocadas 150 luminárias de LED a um custo de R$ 750 mil.

A segunda etapa da reforma transformará o parque em um polo cultural nas antigas cocheiras e alojamentos de cavalariços. Nele serão abrigados oficinas, estúdio de gravação, salas de produção e salta multiuso para dança, música, reuniões e apresentações cênicas, além de um Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual.

A área do futuro parque pertencia ao Jockey Club de São Paulo e transferida em outubro de 2014 à prefeitura paulistana, compensado pela dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que a entidade esportiva tinha com o município.