Monumentos iluminados de vermelho lembram o Dia Internacional da Hemofilia

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

Para comemorar o “Dia Internacional da Hemofilia” e também chamar a atenção da população para ações em pró dos hemofílicos, cinco monumentos da cidade – Biblioteca Mário de Andrade, Estátua do Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá- serão iluminados de vermelho nesta sexta-feira (15/04) até domingo (17/04) pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

Comemorado em todo o mundo em 17 de abril, a data pretende despertar nas autoridades da Saúde a importância de alocação de recursos financeiros que assegurem um programa de atenção global aos pacientes, além de aumentar o acesso dos pacientes aos diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.

A escolha da data é uma homenagem ao fundador da Federação Mundial de Hemofilia, Frank Schnabel. Nascido no Canadá em 1926 e portador de hemofilia A grave, Schnabel lutou incansavelmente em prol da melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos em todo o mundo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, existem 12 mil pessoas com hemofilia no Brasil. Trata-se de uma disfunção crônica, genética e não contagiosa, sendo que 1/3 dos casos ocorre por mutação genética e 2/3 por hereditariedade. Existem dois tipos: a A, que representa 80% dos casos, ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue; a B por deficiência do fator IX.