Secretaria de Serviços tem novo secretário

Foto: Maria Fiori/Ilume

José Alberto Serra Almeida é o novo secretário municipal de Serviços. Ele tomou posse nesta terça-feira (04/04) em substituição a Simão Pedro, que ocupou a pasta por três anos e três meses.

Formado em engenharia mecânica, com especialização em manutenção pela Nippon Steel (Japão), Alberto Serra se destacou nos últimos três anos como diretor-técnico do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), coordenando programas como “São Paulo Mais Iluminada” e “LED nos Bairros”. Antes de chegar ao serviço público, passou pela Siderúrgica Usiminas, onde por quase 30 anos foi coordenador da área de Manutenção.

Na cerimônia de posse, o prefeito Fernando Haddad lembrou que no início da gestão impôs à Secretaria de Serviços um conjunto de metas. “A ideia não era apenas dar continuidade ao que estava sendo feito, mas superar. A cidade pedia coisas novas”, enfatizou, ao lembrar dos avanços conseguidos, como a reformulação de quase 50% do parque luminotécnico, a instalação de duas centrais mecanizadas de triagem de resíduos sólidos, a modernização do Serviço Funerário e a implantação de 120 praças WiFi em toda a cidade.

O prefeito disse que o novo secretário encontrará uma cidade que é exemplo de administração que promove o diálogo entre a sustentabilidade ambiental e as demandas sociais. “Receberá um legado que respeita as relações, o serviço público, a valorização do servidor, a transparência”, disse, ao enaltecer a determinação que o ex-secretário Simão Pedro teve ao abraçar os desafios que lhe foram impostos.

Em seu discurso, Alberto Serra disse estar preparado para trilhar um caminho que já está traçado, o de dar seguimento ao trabalho que vem sendo colocado em prática. Lembrou que como diretor do Ilume sempre teve metas importantes a serem cumpridas, como a de ampliar o parque luminotécnico em 55 mil pontos –a meta era 18 mil em quatro anos- e remodelar outros 255 mil, quando o objetivo era 120 mil, além de reorganizar todo o departamento. “Tenho uma grande responsabilidade e um desafio maior ainda”, ressaltou.

Durante sua gestão, o novo secretário terá entre outras missões: a continuidade do programa “LED nos Bairros”, que tem levado esse tipo de tecnologia a distritos considerados de alta vulnerabilidade social; a expansão do WiFi Livre SP, que deverá ocorrer por meio da iniciativa privada; a implantação de novos ecopontos; reformas nos cemitérios; e a universalização da coleta seletiva.

Em sua despedida da secretaria, Simão Pedro enalteceu as orientações do prefeito para que sempre buscasse trabalhar de forma integrada, interssecretarial, como forma de alcançar os melhores resultados. Disse ter aprendido muito por meio da colaboração dos diretores e servidores que sempre mantiveram o espírito de servir a cidade.

Em seguida, apresentou um balanço das realizações da pasta que comandou. Entre elas, a transformação da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) em autarquia, a ampliação da coleta seletiva, a modernização do parque luminotécnico, a recuperação dos serviços funerários, a instalação das praças WiFi Livres SP e a implantação da rede de fabricação digital (FabLab).